Sociedade

Chega perdeu único mandato eleito no Bombarral

19 out 2021 09:42

Rute Oliveira deixou de ser militante por alegadas "divergências" com a comissão política concelhia

chega-perdeu-unico-mandato-eleito-no-bombarral
Rute Oliveira tomou posse como independente após divergências com a estrutura concelhia do Chega
DR
Redacção/Agência Lusa

O partido Chega retirou a confiança política à deputada eleita pelo partido para a Assembleia Municipal do Bombarral, após esta ter deixado de ser militante por alegadas "divergências" com a comissão política concelhia.

Rute Oliveira já emitiu um comunicado, na sua página pessoal de Facebook, onde declara que o Bombarral é a sua força política.

"Na Assembleia Municipal como Independente para poder defender os melhores interesses deste grande concelho. Nunca terei interesses pessoais. Assumi um compromisso como deputada e irei fazer o melhor possível para orgulho de todos os que me elegeram"

Já o presidente da comissão política concelhia, João Hermenegildo, que foi candidato à câmara pelo partido nas eleições autárquicas, explicou que as comissões distrital e nacional resolveram "por unanimidade retirar a confiança política” à deputada por “falta de lealdade política, comportamento indisciplinado e má-fé que colocou na sua relação com o partido”.

Foi também exigido que Rute Oliveira renunciasse ao mandato, o que não aconteceu, tendo a deputada tomado posse na sexta-feira.

O presidente da concelhia explicou que, tendo em conta que PS e PSD alcançaram o mesmo número de mandatos (nove), CDU, CDS-PP e Chega, com um eleito cada um, “ganharam mais peso” por serem os “fiéis da balança”.

Para a câmara municipal, o Chega foi a lista menos votada, tendo ficado em quinto lugar, atrás do PS, do PPD-PSD, do CDS-PP e do PCP-PEV, com apenas 297 votos (4,69%).

João Hermenegildo alegou incompatibilidades entre si e Rute Oliveira, o que a levou a desvincular-se de militante do partido e a entregar, no dia 29 de Setembro, uma carta na sede nacional “a manifestar a sua intenção de tomar posse como independente na Assembleia Municipal do Bombarral”.