Sociedade

Chega a Leiria a máquina que dá dinheiro a quem reciclar garrafas de plástico

16 jun 2020 16:09

Valor pode ser usado em compras ou doado a uma instituição de carácter social

chega-a-leiria-a-maquina-que-da-dinheiro-a-quem-reciclar-garrafas-de-plastico
Cada unidade entregue tem um preço fixo até cinco cêntimos
DR

É um modelo de reciclagem que premeia o consumidor e chega agora a Leiria. A máquina de recolha automática está localizada no hipermercado Continente. Quem ali entregar garrafas vazias de plástico PET – de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas – recebe dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros e cinco cêntimos por unidade acima de 0,5 e até 2 litros.

O valor pode ser doado a uma instituição de carácter social ou utilizado em compras na superfície comercial.

A iniciativa acontece no âmbito do projecto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!”, arrancou a 13 de Março e está actualmente em 23 pontos de norte a sul do País.

A gestão depende de um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Tem como objectivo incentivar os cidadãos a adoptarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.

Esta etapa, até Setembro de 2021, é relevante para a preparação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, a partir de 1 de Janeiro de 2022.