Sociedade

Chef Samuel Mota distinguido como profissional do ano pelo Rotary Clube de Porto de Mós

13 abr 2024 15:21

Natural de Tojal de Cima, Porto de Mós, é actualmente proprietário do restaurante Casa da Tradição, localizado em Alfama. Já passou pelos míticos Belcanto e Cantinho do Avilez

chef-samuel-mota-distinguido-como-profissional-do-ano-pelo-rotary-clube-de-porto-de-mos
Samuel Mota foi reconhecido, em 2015, como Jovem Talento da Gastronomia
DR

O cozinheiro Samuel Mota foi distinguido como Profissional do Ano 2024 pelo Rotary Clube de Porto de Mós, concelho de onde é natural. A entrega do prémio, que visa reconhecer o talento e o percurso profissional dos galardoados, aconteceu na passada quarta-feira.

Natural de Tojal de Cima, concelho de Porto de Mós, Samuel Mota é actualmente proprietário e chef do restaurante Casa Tradição, que abriu em 2019 no bairro de Alfama, em Lisboa.

Formado pela Escola de Hotelaria de Fátima, estagiou no mítico Tavares Rico e trabalhou no Hotel Villa Batalha e no Altis Belém. Passou também pelo Cantinho do Alvillez, o primeiro restaurante do grupo do prestigiado chef José Avillez, que depois, abriu o Belcanto, onde Samuel Mota integrou a equipa inicial e permaneceu durante quatro anos.

Seria, aliás, no Belcanto que viveu um dos momentos mais importantes da sua carreira: a conquista de duas estrelas Michelin. Outro marco foi o reconhecimento como Jovem Talento da Gastronomia, em 2015, com uma receita do carapau seco, da Nazaré.

Percebendo que tinha também uma veia de empreendedora, decidiu deixar o Belcanto e criar o seu próprio negócio. Começou por uma empresa de consultoria e formação na área da cozinha e, em Dezembro de 2019, abriu o Casa da Tradição.