Sociedade

Chakall na Aldeia da Alimentação Saudável

11 out 2018 00:00

Nos próximos dias 13 e 14 de Outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana, em Leiria, recebe a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Hospital D. Manuel de Aguiar da Santa Casa da Misericórdia de Leiria e Município

chakall-na-aldeia-da-alimentacao-saudavel-9351

Promover um estilo de vida saudável, associado à prática de actividade física e a hábitos de alimentação correctos é o objectivo principal da Aldeia da Alimentação Saudável 2018 que abrange diversas áreas da saúde e que abre portas no sábado às 15 horas.
Esta edição conta com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, mas é ideal para ser visitada em família, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de actividades didácticas e bem divertidas. 

São vários os expositores com projectos, plataformas, aplicações, equipamentos tecnológicos e alimentação saudável, direccionados para a promoção de um estilo de vida saudável, associado à prática de actividade física e a hábitos de alimentação saudáveis. 

Durante o fim-de-semana não vão faltar sessões demonstração de culinária com o chef Chacal e com Mónica Paixão, do Instituto Macrobiótico de Portugal, vencedora da Final Intermunicipal do Empreendedorismo nas Escolas 2018, A Morcela de Arroz Vegetariana, bem como, a apresentadora e escritora Isabel Silva marcará presença para uma sessão de autógrafos, sendo os seus livros relacionados com a promoção de um estilo de vida saudável. 

Haverá também espaço de restauração, podendo a população em geral desfrutar de diversas refeições saudáveis a preços muito apelativos. A música vai animar a Aldeia da Alimentação Saudável com zumba, reggaeton, salsa, ou merengue, entre tantos outros ritmos. 

Para o Provedor da Misericórdia de Leiria, Carlos Poço, esta segunda edição será muito mais interactiva e intensa em termos de actividades, afirmando que para a Instituição “este é um tema muito importante, esta iniciativa é um forte contributo para que a comunidade de Leiria fique cada vez mais desperta para a necessidade de termos hábitos de vida saudável, por via da alimentação e ou por via da prática do exercício físico. Estamos desta forma a promover qualidade de vida. 

O Hospital D. Manuel de Aguiar presta através de uma equipa clínica e multidisciplinar apoio a todos aqueles que pretendem obter acompanhamento clínico. Por outro lado, nas restantes valências da Instituição promovemos junto dos utentes diversas iniciativas em torno deste tema. 

A Aldeia da Alimentação Saudável torna-se por isso num evento pertinente e de excelência e que deve merecer a atenção de todos.”. Para o presidente da Autarquia Raul Castro a segunda edição da Aldeia da Alimentação Saudável “é umas das actividades desenvolvidas no âmbito “Leiria Tem Saúde”, um projecto do Município de Leiria que teve início em 2013, com o objectivo de promoção da saúde e estilos de vida saudáveis da população do concelho. 

A prática de uma alimentação saudável e de actividade física influenciam positivamente a qualidade de vida das pessoas, sendo ferramentas importantes para a promoção da saúde. No Município de Leiria assumimos as nossas responsabilidades enquanto agentes na construção de um território mais saudável. Aproveito a oportunidade, para agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Leiria a parceria na organização deste evento, desejando que o mesmo supere o sucesso alcançado na edição anterior.”