Viver

César Cardoso nomeado para Melhor Álbum Jazz de 2020, pelo disco "Dice of Tenors"

8 jun 2021 17:26

Obra é um tributo a seis saxofonistas que influenciaram o músico e compositor

cesar-cardoso-nomeado-para-melhor-album-jazz-de-2020-pelo-disco-dice-of-tenors
César Cardoso é mentor e director artístico da Orquestra Jazz de Leiria
David Sineiro
Jacinto Silva Duro

O disco Dice of Tenors, do músico César Cardoso foi nomeado para os Prémios Play, da Música Portuguesa, na categoria de Melhor Álbum Jazz de 2020.

"Que enorme satisfação ver o meu disco nomeado. Tenho de agradecer a nomeação e sobretudo aos meus companheiros deste disco, Jason Palmer, Miguel Zenon, Massimo Morganti, Jeffery Davis, Óscar Marcelino da Graça, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro", diz o saxofonista. 

Dice of Tenors, explica, é um tributo a seis saxofonistas que o influenciaram: Hank Mobley, Benny Golson, John Coltrane, Dexter Gordon, Sonny Rollins e Joe Hendersone.

César Cardoso, 38 anos, é natural da Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, e desde os 7 anos que se dedica à música.

Em 1995, entrou para a Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) e aí concluiu o 8.º grau do conservatório na classe de saxofone com o professor Alberto Roque, em 2003.

Entre 2004 e 2008, frequentou a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde trabalhou com Jorge Reis e Pedro Moreira. Depois, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo-se licenciado em Saxofone Jazz.

É membro do grupo de dixieland Desbundixie, é mentor e director artístico da Orquestra Jazz de Leiria. Em 2010 gravou o seu primeiro disco de originais, Half Step, e, cinco anos depois, lançou o seu álbum, Bottom Shelf.

Em 2016, escreveu e publicou Teoria do Jazz, primeiro livro em Português sobre a base teórica do Jazz, idealizado como manual de apoio para estudantes de Jazz.

Em 2018 lançou o seu terceiro álbum, Interchange.

Actualmente, é professor de saxofone, teoria, combo e Big Band na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, e docente de Saxofone Jazz, na Universidade de Évora.