Sociedade

Cercina promove ciclo de workshops "Comunidade Inclusiva - Compreender a Deficiência"

23 nov 2022 10:36

Iniciativa visa capacitar profissionais para o atendimento público de pessoas com deficiência

cercina-promove-ciclo-de-workshops-comunidade-inclusiva-compreender-a-deficiencia
Primeiro workshop irá decorrer dia 29 de Novembro
DR

A Cercina - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré vai promover um ciclo de workshops destinados a agentes da comunidade ligados à prestação de serviços de atendimento ao público (serviços públicos, transportes, comércio e hotelaria).

O objectivo, explica a instituição, "é sensibilizar, informar e capacitar estes profissionais para o atendimento de pessoas com deficiência".

Intitulado Comunidade Inclusiva - Compreender a Deficiência, este é um projecto apoiado e co-financiado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação, contextualiza a Cercina.

"As deficiências, sejam físicas, sensoriais ou intelectuais, acarretam dificuldades na interacção com o ambiente físico e social. As pessoas com deficiência (PcD) confrontam-se, frequentemente, com desafios ao nível do acesso aos diferentes serviços (públicos ou privados), alguns dos quais são limitadores dos seus direitos enquanto cidadãos plenos. Na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, importa que toda a comunidade esteja preparada para responder adequadamente às necessidades específicas das PcD", prossegue a cooperativa.

Os workshops decorrerão nos dias 29 de Novembro, 6 e 13 de Dezembro, e abordarão as especificidades da deficiência física e motora, deficiência sensorial e deficiência intelectual. As sessões serão orientadas pela formadora Marta Nogueira, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

As inscrições são gratuitas, e os interessados poderão inscrever-se apenas num ou nos três workshops, através do website da Cercina, informa a instituição.