Economia

Cerâmica ao quilo, uma alternativa para comprar produção nacional

13 jan 2022 14:45

Lojas na Marinha Grande e em Caldas da Rainha

ceramica-ao-quilo-uma-alternativa-para-comprar-producao-nacional
A Mesa da Rita, na Marinha Grande, é uma das lojas que vendem loiça ao quilo
DR
Daniela Franco Sousa

Chamam-se Mercado da Loiça e A Mesa da Rita e situam-se em Caldas da Rainha e na Marinha Grande. São duas lojas que permitem aos consumidores comprar artigos de cerâmica ao peso e, deste modo, terem uma forma alternativa de adquirir produção nacional.

Sandra Catita, gerente do Mercado da Loiça, explica que o espaço surgiu em 2011 e pretendia ser um ponto de venda temporário para escoar, ao quilo, um grande volume de artigos adquiridos junto de várias empresas portuguesas que nessa altura tinham entrado em insolvência. Mas os produtos tiverem tal adesão, que a loja de Caldas da Rainha funciona até hoje.

Actualmente, mantêm-se os artigos de utilidade doméstica vendidos a partir de 0,99 cêntimos – existe uma tabela de preços que tem em conta o acabamento e o tipo de cerâmica – e somam-se os artigos comercializados à peça.

O estabelecimento vende 100% de loiça nacional e embora não trabalhe, nem aspire trabalhar num registo online, pois privilegia o comércio tradicional e o contacto directo com o público, já recebe clientes de todo o País, também de Espanha, França e Holanda, que adquirem e levam consigo os artigos. A loja também assegura alguns envios.

Conceito idêntico tem A Mesa da Rita, loja inaugurada na 2019, na Marinha Grande. Rita Cortes, gerente, decidiu deixar o Direito para abraçar algo próximo da decoração, que há muito a apaixonava. Rit

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ