Saúde

Cera tem papel “fundamental” na saúde dos ouvidos

12 abr 2016 00:00

Função de protecção e de lubrificação do canal auditivo

cera-tem-papel-fundamental-na-saude-dos-ouvidos-3660

Pode, a certas pessoas, causar a percepção de sujidade, mas a verdade é que a cera nos ouvidos é normal e “desejável”, desempenhando uma função “fundamental” na saúde dos ouvidos. Alexandra Marinho, audiologista, sublinha a função protectora da cera, que, por exemplo, impede a entrada de cabelos, pós e peles mortas dentro do ouvido.

Citada por um comunicado da GAES – Centros Auditivos de Portugal, a técnica nota ainda que a cera “tem propriedades ácidas que impedem o crescimento de fungos, lubrifica o canal auditivo” e “protege os ouvidos de insectos”.

Um conjunto de “boas razões” que, segundo Alexandra Marinho, nos devem levar a dar “o devido valor” à cera e a ponderar passar a conviver com ela “de livre e espontânea vontade”. Isso implica deixar de lado a rotina de limpar os ouvidos com recurso a cotonetes, uma prática que os médicos desaconselham. É que, em vez de cumprir a função que lhe é usualmente atribuída – a de limpeza – o cotonete empurra a cera para dentro do ouvido, fixando-a, com frequência, junto ao tímpano.

Em resultado disso, “a membrana timpânica pode deixar de vibrar correctamente” e provocar perda da capacidade auditiva. “Quando usamos cotonetes, o que fazemos é empurrar a cera para dentro, propiciando a formação de tampões e, em última análise, a criação de irritações ou infecções do canal auditivo”, reforça Alexandra Marinho.

A audiologista explica que “a forma mais correcta de limpar os ouvidos é lavá-los com água durante a higiene diária e secá-los, logo a seguir, com uma toalha”. Essa limpeza deve ser feita ao de leve e apenas no orifício externo do canal auditivo.