Viver

CEPAE participa no XXV Congreso Internacional da Antropología de Iberoamérica

12 out 2020 17:13

Encontro acontece na Universidade de Salamanca, Espanha

cepae-participa-no-xxv-congreso-internacional-da-antropologia-de-iberoamerica
Adélio Amaro
DR

O presidente do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), Adélio Amaro, é um dos oradores convidados do “XXV Congreso Internacional da Antropología de Iberoamérica – Identidades, Historia y Cultura” que vai acontecer na Universidade de Salamanca, Espanha, nos dias 19 e 20 de Novembro.

O responsável estará presente, igualmente, como membro correspondente do centenário Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Brasil.

No encontro, Adélio Amaro apresentará o tema “Etnografia da Alta Estremadura – 1875-1910” no painel sobre “Património e Identidade”, presidido por Eloy Gómez Pellón, da Universidade de Cantabria, e ao lado de Maria Fernanda das Chagas (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) e Edmara Schuch (Universidade de Salamanca).

Mais tarde, presidirá ao painel “Penamacor: antigo negócio, novas perspectivas em um quadro regional transboundário”.

O Congresso será transmitido para diversos países, dos vários continentes, e contará com a intervenção de 54 oradores oriundos de 12 países (Brasil, China, Colômbia, Espanha, Grécia, Itália, México, Peru, Panamá, Polónia, Portugal e República Checa).

“Esta é uma oportunidade, quando se promove a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, para levar o nome da região mais longe e dignificá-la com um tema que faz parte da identidade cultural da Estremadura. É um congresso de escala mundial, ele próprio já com história, que permitirá contactos e parcerias na área da investigação. Receber este convite, inicialmente em nome individual por um dos dois diretores do Congresso, Luiz Nilton Corrêa, é uma enorme honra. Não só por participar, mas porque permite, além de aprender, criar laços e partilhar experiências com diversas Universidades e instituições de promoção do património, um pouco por todo o mundo”, refere o presidente do CEPAE.

Segundo o Centro do Património da Estremadura, o Congresso Internacional de Antropologia da Ibero-América é uma referência no campo da sua especialidade, por reunir profissionais de áreas diversas mas relacionadas, como sociologia, história, filosofia, comunicação, economia, política, literatura e muitas outras.

A Direcção do Congresso, nesta edição, estará a cargo dos professores Ángel Espina Barrio (Universidade de Salamanca) e Luiz Nilton Corrêa (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina).