Sociedade

Cepae diz que Museu da Floresta é um projecto "da responsabilidade do Governo"

20 jul 2020 16:38

Centro de Património da Estremadura considera que o Museu Nacional da Floresta “não pode ser confundido com um Museu Regional”, porque “tem uma dimensão diferente”

cepae-diz-que-museu-da-floresta-e-um-projecto-da-responsabilidade-do-governo
O Parque do Engenho tem sido apontado como o lugar para a instalação do futuro Museu
Ricardo Graça/Arquivo

O futuro Museu Nacional da Floresta “deve ser um projecto da responsabilidade do Governo”, considera o presidente da direcção do Cepae – Centro de Património da Estremadura, entidade que faz parte da comissão instaladora nomeada há 21 anos.

O comunicado do Cepae surge depois de o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, ter dito na Assembleia da República, na quarta-feira, 15 de Julho, que “um recuo” por parte da Câmara Municipal da Marinha Grande vai obrigar a reavaliar o projecto de instalação do Museu Nacional da Floresta no concelho, o que suscitou, horas mais tarde, um esclarecimento assinado pela presidente do Município, Cidália Ferreira.

Na perspectiva do Cepae, que manifesta “disponibilidade para colaborar”, o Museu Nacional da Floresta – previsto para o Parque do Engenho – “deve ser um projecto da responsabilidade do Governo, através do Ministério da Cultura e parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande”.

“Estamos certos de que o Governo levará este projecto a bom porto, acelerando o seu processo. E, se for para o Município da Marinha Grande assumir a edificação do mesmo, como foi referido em comunicado pela Senhora Presidente, que entenda que a quantia de 300.000 euros é inviável para uma Autarquia da dimensão da Marinha Grande, sendo que a criação de um Museu de dimensão nacional terá, de certo, um valor bem mais elevado, comparando com outros projectos que foram realizados ou apoiados a nível nacional”, refere o comunicado assinado por Adélio Amaro.

O presidente da direcção do Cepae acrescenta que o Museu Nacional da Floresta “não pode ser confundido com um Museu Regional”, porque “tem uma dimensão diferente”.

Não é um museu do Pinhal de Leiria. É um Museu que pretende, como foi publicado em Lei, representar toda a Floresta do país. Marinha Grande, escolhido para a sua sede, é um concelho inserido naquela que era uma das principais manchas verdes do país, tendo deixado de o ser pela calamidade que todos conhecemos e que infelizmente ainda continua sem grandes alterações de recuperação ou restituição”, argumenta.

A Lei n.º 108/99 de 1 de Agosto criou, oficialmente, o Museu Nacional da Floresta.

Em Outubro de 2018, o ministro Capoulas Santos confirmou o apoio do Governo à concretização do projecto na Marinha Grande.

No comunicado distribuído esta tarde, o Cepae apela “a todas as autarquias, entidades, instituições e pessoas em nome individual que se unam na defesa da criação" do Museu "que foi aprovado por Lei”.