Saúde

Centros de saúde de Leiria vão ter apoio de mais 22 médicos no âmbito do projecto ‘Bata Branca’

29 nov 2023 09:47

O concelho de Leiria tem cerca de 44 mil utentes sem médico de família atribuído

centros-de-saude-de-leiria-vao-ter-apoio-de-mais-22-medicos-no-ambito-do-projecto-bata-branca
Médicos aposentados, que trabalhem no sector privado ou fora da Administração Regional de Saúde do Centro podem integrar projecto de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

Os centros de saúde do concelho de Leiria vão contar com mais 22 médicos, num total de 168 horas, para suprir a falta de médicos de família existentes. 

A contratação do Município de Leiria surge no âmbito do projecto ‘Bata Branca’, através de um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e a União das Misericórdias Portuguesa.

Na última reunião de executivo, Ana Valentim, vereadora com o pelouro da Saúde, explicou que a distribuição dos médicos será agora feita em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral, tendo como prioridades as unidades de saúde que se encontram encerradas por falta de clínicos.

“Estamos em condições de iniciar a 1 de Dezembro. Vamos dar prioridade aos centros de saúde que estão encerrados, nomeadamente Bidoeira, Santa Catarina da Serra, Milagres e Regueira de Pontes”, precisou, ao referir que "alguns profissionais de saúde estão disponíveis, por exemplo, para [trabalhar] ao sábado”.

Essa disponibilidade fará com que seja possível abrir algumas unidades de saúde ao sábado, o que “poderá ser uma resposta muito importante”.

“Temos esperança de que a partir de 2024, ao arrancarmos com o projecto, mais médicos também adiram ao 'Leiria Saúde' e que possamos colmatar as necessidades, sobretudo dos centros de saúde que se encontram encerrados por falta de médicos”, reforçou.

O projecto possui um financiamento partilhado entre a Administração Central do Sistema de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Leiria, cabendo ao Município atribuir cerca de 21.500 euros a esta última entidade, valor para os primeiros dois meses.

Segundo Ana Valentim, o concelho de Leiria tem cerca de 44 mil utentes sem médico de família atribuído.