Saúde

Centro Social Paroquial de São Simão de Litém e Politécnico de Leiria vencem Prémio Fidelidade Comunidade

5 jun 2020 13:59

AGILidades é um projecto de criação de jogos terapêuticos para a reabilitação psicomotora de idosos

centro-social-paroquial-de-sao-simao-de-litem-e-politecnico-de-leiria-vencem-premio-fidelidade-comunidade
Valor total dos prémios atribuídos chega aos 500 mil euros
DR

O AGILidades do Politécnico de Leiria e do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém (Pombal), um projecto de criação de jogos terapêuticos para a reabilitação psicomotora de idosos venceu o Prémio Fidelidade Comunidade, no valor de 20.100 euros.

Este galardão distingue o trabalho de instituições sociais de todo o País nas áreas do envelhecimento, inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade e prevenção em saúde.

A iniciativa vencedora é realizada em parceria por ambas as entidades e visa a concepção de jogos de motricidade e agilidade mental, com diversos níveis de dificuldade, e pretende colmatar uma lacuna na resposta dos serviços de reabilitação em doentes crónicos, que tem tido um impacto negativo na sua independência funcional, associada ainda a um perfil de desmotivação e depressão.

Segundo uma nota de imprensa do Politécnico, o prémio vai permitir a criação de jogos terapêuticos especializados para a reabilitação psicomotora dos idosos mais frágeis do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém.

Segundo a coordenadora do projeto, Marlene Rosa, docente da Escola Superior de Saúde (ESSLei), e investigadora do ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria: "desta forma será possível desenvolver e acompanhar programas de implementação regular, que permitam responder à continuidade da reabilitação psicomotora destes idosos, e ainda promover a sua recuperação motora, cognitiva e a socialização".

Inserido na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, uma das mais dispersas e envelhecidas do concelho de Pombal, o Centro Social Paroquial de São Simão de Litém é a instituição mais antiga do distrito de Leiria no apoio à terceira idade e à deficiência, contabilizando 39 anos de experiência.

A sua maior área de intervenção são pessoas idosas e adultos portadores de deficiência, e tem como valências estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), serviço de apoio domiciliário (SAD), e acolhimento familiar para idosos e pessoas com deficiência em idade adulta.

O AGILidades é uma marca registada pelo Politécnico de Leiria, que visa o desenvolvimento de Jogos Terapêuticos adaptados às mais diversas idades e condições, para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora, úteis no processo de reabilitação.

A marca tem ainda como objetivo a prestação de serviços de consultadoria técnica em matéria de conceção e testes de desenvolvimento de novos produtos nesta área.

Dos projetos mais recentes, destaca-se a personalização de jogos, o desenvolvimento de jogos para ensino aos Cuidadores de Pessoas com Demência, bem como a validação de um Manual de Jogos Tradicionais Adaptado a Populações de Risco.

"A instituição acompanha 80 idosos com diferentes necessidades, dos quais 65% são acompanhados em ERPI e os restantes 35% em SAD. Estão identificados vários casos de dependência, como utentes em cadeiras de rodas, utentes com necessidade de cuidados de higiene e alimentação, além de 13 casos com diagnóstico de demência", salienta Marlene Rosa.

Além do AGILidades, o Prémio Fidelidade Comunidade distinguiu 17 instituições sociais de todo o País, incluindo ilhas, com um prémio no valor total de 500 mil euros.

A terceira edição do galardão recebeu 321 candidaturas, com 74% das entidades a proporem iniciativas para os beneficiários e 26% com propostas para o seu desenvolvimento.

No que respeita a eixos de intervenção, 40% das candidaturas focam-se na inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade, 40% no envelhecimento e 20% na prevenção em saúde.