Sociedade

Centro por reabilitar empurra jovens para a periferia de Alcobaça

23 set 2022 10:00

Câmara está a estudar soluções para incentivar a reabilitação de imóveis devolutos e degradados, quando é grande a procura de casas no centro da cidade

centro-por-reabilitar-empurra-jovens-para-a-periferia-de-alcobaca
A Rua Frei Fortunato é uma das vias com mais imóveis degradados na cidade de Alcobaça
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

Alcobaça não está entre os concelhos que mais residentes têm perdido, mas muitos estão a fixar-se fora da cidade, constata o presidente deste município, que está a fazer um levantamento dos imóveis devolutos e degradados e que pondera avançar com medidas que fomentem a reabilitação das habitações nesta zona, que de resto tem sido procurada por portugueses e estrangeiros (ver caixa).

Muitas pessoas gostariam de viver no centro da cidade, mas acabam por comprar casa na periferia, observa também Tony Ferreira, comercial da empresa de mediação imobiliária Smiles 4U.

O mediador repara que até existe alguma oferta de habitação na zona histórica. Mas muitos são prédios completos a precisar de intervenção, a preços que não estão ao alcance da maioria dos portugueses. Exemplifica com um edifício que está actualmente no mercado, com grande armazém, que pode ser transformado num conjunto de quatro apartamentos e que está disponível por 250 mil euros. No entanto, a este preço junta-se ainda o custo da reabilitação, pelo que, por este valor, muitos optarão por adquirir uma boa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ