Sociedade

Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos inaugurado no domingo na Foz do Arelho

10 jun 2022 11:15

Projecto venceu primeiro Orçamento Participativo Portugal

centro-interpretativo-da-lagoa-de-obidos-inaugurado-no-domingo-na-foz-do-arelho
Lagoa de Óbidos
DR

O Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos (CILO), projecto vencedor do primeiro Orçamento Participativo Portugal, realizado em 2017, abre portas este domingo. Vai funcionar na Avenida do Mar, na Foz do Arelho, Caldas da Rainha, e terá coordenação da Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

O projecto que nasceu da iniciativa da associação cívica Conselho da Cidade, que contou com o apoio da LPN, organização que em 2017 o apresentou como um conjunto de ferramentas informativas de apoio à interpretação da lagoa de Óbidos, visando contribuir para a sua protecção e a transmissão do património natural e cultural às gerações futuras.

O CILO funcionará em instalações da Capitania do Porto de Peniche. O espaço irá “abordar, divulgar e estudar diversas áreas do conhecimento como a ecologia, biologia, história, sociologia e etnologia da lagoa de Óbidos”, o maior sistema lagunar da Europa, avança a LPN.

Além deste espaço físico, está prevista a criação de pólos dinâmicos distribuídos em redor da lagoa e a realização de actividades gratuitas dirigidas a diferentes públicos, entre as quais acções de informação para as comunidades locais, estudantes universitários e profissionais cuja actividade depende da lagoa.

Segundo a LPN, serão ainda dinamizadas acções de recolha de informação científica e incentivo à ciência cidadã; iniciativas lúdico-pedagógicas para escolas e acções de divulgação para turistas.

Em termos turísticos, o projecto contempla também a criação de um programa de incentivo à oferta turística ordenada, com destaque para pacotes de experiências de contacto com o património natural e histórico-cultural daquele ecossistema.

Nesse sentido, junto ao CILO será também inaugurado, no domingo, um posto de turismo da freguesia de Foz do Arelho, que nos mesmo dia assinala o 13.º aniversário da elevação a vila.