Covid-19

Centro Hospitalar do Oeste instala Laboratório de Biologia Molecular em Caldas da Rainha

13 dez 2021 12:01

CHO não possuía infra-estruturas adequadas nem direccionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2

centro-hospitalar-do-oeste-instala-laboratorio-de-biologia-molecular-em-caldas-da-rainha
Equipa do LBM conta com dez elementos
DR

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação e um Laboratório de Biologia Molecular (LBM), no Serviço de Patologia Clínica, equipamento que representa um custo de 180 mil euros.

"No actual contexto epidemiológico, o CHO não possuía infra-estruturas adequadas nem direccionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes referidos", refere o CHO, em comunicado.

Para acelerar o diagnóstico, o centro hospitalar apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para diagnóstico de SARS-CoV-2, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do LBM, na Unidade de Caldas da Rainha.

Segundo a mesma fonta, a criação deste equipamento implicou a realização de obras de expansão da capacidade laboratorial e a aquisição de equipamentos laboratoriais específicos.

A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluirá mais cinco elementos - médicos e farmacêuticos - e quatro técnicos de diagnóstico e terapêutica.

"A criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos da doença Covid-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças infecciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área", refere ainda o CHO.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.