Sociedade

Centro Hospitalar do Oeste garante que serviço de urgência está "estabilizado"

14 nov 2021 15:41

Ontem foi anunciada a contratação de mais profissionais de saúde

centro-hospitalar-do-oeste-garante-que-servico-de-urgencia-esta-estabilizado
Hospital das Caldas da Rainha
DR

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) garante, em comunicado emitido hoje, que os Serviços de Urgência se mantêm em funcionamento, com a situação estabilizada, garantindo a prestação de cuidados à população da sua área de influência, apesar dos constrangimentos que têm sido notícia.

O CHO adianta que o "movimento na urgência, desde Junho, tem sido idêntico ao registado no período pré-pandemia, agravado em 2021 pela existência das Áreas de Atendimento Respiratório (ADR) para a Covid-19, que têm registado de igual modo elevada procura".

Ontem, o centro hospitalar anunciou a contratação de mais enfermeiros para este serviço no Hospital das Caldas da Rainha, na sequência de um protesto dos profissionais de saúde.

A falta de enfermeiros no Serviço de Urgência foi denunciada na quinta-feira por cerca de duas dezenas de profissionais que recusaram aceitar a passagem de turno e se concentraram em frente ao Hospital das Caldas da Rainha em protesto, pela escassez de meios no serviço que "se encontra sobrelotado".

A obra dotará o hospital de uma segunda Sala de Observação e ampliará a Urgência Pediátrica, “permitindo aumentar a capacidade de resposta à população”, pode ler-se no comunicado.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.