Saúde

Centro Hospitalar do Oeste aumenta cirurgias em 19,5%

19 jul 2023 13:39

Dados do primeiro semestre em comparação com o período homólogo de 2022

centro-hospitalar-do-oeste-aumenta-cirurgias-em-195percent

No Centro Hospitalar do Oeste (CHO) realizaram-se 5.186 cirurgias no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um aumento de 19,5% no total de cirurgias (+ 848) em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Segundo uma nota do CHO, a actividade assistencial teve ainda um incremento ao nível das consultas e do Hospital de Dia durante os primeiros seis meses do ano.

Os dados revelam que foram realizadas 88.390 primeiras consultas médicas nas unidades hospitalares do CHO,  mais 6.023 (+7,3%) do que em 2022.

Já as consultas de acompanhamento registaram um aumento de 11,5%, com mais 6.261 atendimentos face ao ano anterior.

As sessões de Hospital de Dia registaram uma subida de 18,4%, o que significa que até Junho foram efectuadas 8.838 sessões (+ 1.371) do que em igual período do ano passado.

Também o serviço de urgência das três unidades hospitalares do CHL apresenta um crescimento de 2,4%, tendo-se constatado 85.136 episódios de urgência até ao final de Junho, o que corresponde a mais 1.993 atendimentos do que nos primeiros seis meses do ano anterior.

"O reforço do aumento da actividade assistencial no Centro Hospitalar do Oeste é demonstrativo do profissionalismo, do empenho e da dedicação dos profissionais da instituição, que continuam focados e comprometidos em prestar os melhores cuidados de saúde à população utente, apesar dos desafios diários", salienta o comunicado.


O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com excepção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo
298.390 habitantes.