Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria reforça medidas de protecção

20 mar 2020 11:58

Entrada de um acompanhante/cuidador na área do internamento limitada a meia hora por dia. Acompanhantes deixam de entrar no hospital de dia.

centro-hospitalar-de-leiria-reforca-medidas-de-proteccao

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) actualizou o seu plano de contingência, reforçando as medidas restritivas para protecção de utentes e profissionais.


Uma das alterações prende-se com o acesso ao hospital, que passa a ser feito “unicamente” pelas entradas principais. A excepção são os utentes da Consulta Externa que poderão manter esta entrada para acesso à mesma, explica um comunicado do CHL.


Já com as visitas aos doentes suspensas há alguns dias, a instituição passa agora a restringir a entrada de um acompanhante/cuidador, que ainda se mantém nos serviços de internamento, a apenas meia hora por dia e “sem possibilidade de troca. No hospital de Leiria o horário é o seguinte: 17 às 17:30 horas (torre poente) e das 19 às 19:30 horas (torre nascente); hospitais de Alcobaça e de Pombal: das 19 às 19:30 horas. 
Nos serviços de internamento em que se aplique o uso de equipamentos de protecção individual, por parte do acompanhante/cuidador, estas entradas ficarão suspensas. 


Suspensa está também a entrada de acompanhante/cuidador no Hospital de Dia (incluindo sala de espera), onde, por exemplo, são feitos os tratamentos de oncologia. 


O CHL está também a dar orientações para que, “sempre que possível”, deverá ser dada preferência à realização de consultas não presenciais, evitando a deslocação dos utentes ao hospital. 


Na área da restauração, é recomendado o uso de máquinas de venda automática em detrimento dos refeitórios e bares. Nestes espaços, é limitado o número de presenças. 


A par destas medidas agora anunciadas, mantém-se em vigor as restrições que já tinham sido impostas, como a limitação a um acompanhante no Serviço de Pediatria, sendo que no Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica também é apenas permitida a entrada de um acompanhante na sala de partos.


 Continuam suspensas todas as actividades com entidades externas ao CHL, assim como estágios, cerimónias religiosas na capela do Hospital de Santo André, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal.  


Naquele comunicado, o Conselho de Administração do CHL informa ainda que, “encontrando-se o grau de risco em constante avaliação pelas entidades competentes da área governativa da saúde, as medidas agora enunciadas serão monitorizadas, e divulgada a sua actualização ou reposição”.