Saúde

Centro Hospitalar de Leiria precisa de 32 especialistas

20 jul 2016 00:00

Ministério da Saúde prepara-se para abrir 736 vagas no País.

centro-hospitalar-de-leiria-precisa-de-32-especialistas-4638

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem necessidade “premente” de 32 médicos especialistas, sendo, aliás, a terceira instituição do País com mais carências. No Oeste, são precisos, pelo menos, 25 clínicos. O levantamento consta de um despacho publicado, na segunda-feira, em Diário da República, onde o Ministério da Saúde identifica as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com “comprovada carência de pessoal”. Esta listagem serve de sustentação ao concurso público que a tutela irá abrir para a contratação de 736 médicos em todo o País.

No caso de Leiria e à semelhança do que acontece na generalidade das unidades hospitalares, a medicina interna e a anestesiologia são as áreas com mais carência, com a tutela a anunciar a necessidade de contratar cinco médicos, no primeiro caso, e quatro no segundo. No Centro Hospitalar do Oeste o despacho do Ministério da Saúde reconhece que as maiores necessidades são também em medicina interna, com a “comprovada carência” de quatro médicos, seguido-se a cirurgia geral, oftalmologia, pediatria, psiquiatria e radiologia, cada uma a precisar de dois especialistas.

De acordo com o despacho, assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o CHL necessita também de contratar, com premência, médicos para cardiologia (1), cirurgia geral (2), endocrinologia (1), estomatologia (1), ginecologia/ obstetrícia (2), hematologia clínica (1), imuno-hemoterapia (1), medicina física e de reabilitação (1), neurologia (1), oftalmologia (1), oncologia médica (1), ortopedia (1), otorrinolaringologia (1), patologia clínica (1), pediatria (2), pneumologia (1), psiquiatria (2), radiologia (2).

A nível nacional, a tutela identificou a falta de 736 especialistas nos hospitais públicos, sendo que o Centro Hospitalar do Algarve é aquele onde, segundo o despacho, existem mais carências. Esta unidade precisará de preencher 51 vagas, para praticamente todas as especialidades. Seguem-se os Centros Hospitalares de Trás-os- -Montes e Alto Douro, que necessita de 37 médicos e o de Leiria, com a necessidade de abrir 32 vagas.