Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza apoio emocional à comunidade ucraniana

3 mar 2022 12:34

Serviços de psiquiatria querem “dar uma resposta rápida às pessoas que estão em sofrimento, visando diminuir o impacto traumático" da actual situação de conflito

centro-hospitalar-de-leiria-disponibiliza-apoio-emocional-a-comunidade-ucraniana

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) disponibiliza apoio emocional à comunidade ucraniana da região neste período de conflito militar com a invasão russa na Ucrânia.

“Com o objectivo de promover e proteger a saúde mental”, o CHL anuncia em comunicado de imprensa que “disponibiliza apoio emocional aos seus profissionais ucranianos e filhos, bem como a crianças, adolescentes e adultos da comunidade ucraniana da sua área de influência”.

A acção vai ser desenvolvida pelos profissionais especialistas do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, nas três unidades do CHL (Hospital de Santo André, em Leiria,  Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira e Hospital Distrital de Pombal).

“O nosso serviço quer ser mais um braço a abraçar a comunidade ucraniana da região”, afirma a diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL, Graça Milheiro, citada no comunicado. Desta forma, os técnicos estão disponíveis para “apoiar em dúvidas ou situações que preocupem crianças e jovens desta comunidade”, numa situação de conflito que, acrescenta a responsável, coloca “desafios de várias ordens, dadas as consequências que as inevitáveis reorganizações sociais e familiares inerentes podem ter nas crianças e adolescentes”.

“Este apoio será fundamental nesta ocasião tão critica, considerando a repercussão pessoal e familiar que está e irá continuar a acarretar na comunidade ucraniana”, acrescenta o director do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Citado na mesma nota, Cláudio Laureano explica que o objectivo é “dar uma resposta rápida às pessoas que estão em sofrimento, visando diminuir o impacto traumático desta situação surreal que estamos a viver”.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, “esta é uma das formas do CHL ser solidário, tendo em conta o enquadramento europeu particularmente difícil, volátil e com múltiplas consequências, em particular, as mais nefastas para as vidas de tantas vítimas”.

Para pedidos de apoio a crianças e jovens deve ser utilizado o e-mail pedopsiquiatria@chleiria.min-saude.pt e para adultos o endereço sec.psiquiatria@chleiria.min-saude.pt.