Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria caminha contra o cancro

30 jan 2018 00:00

Caminhada decorre no dia 4 de Fevereiro, com partida às 9:30 no Largo do Papa

centro-hospitalar-de-leiria-caminha-contra-o-cancro-8051

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro com uma caminhada solidária pela cidade de Leiria, no próximo domingo, dia 4 de Fevereiro, a partir do Largo do Papa, pelas 9:30 horas.

O evento junta profissionais, utentes e amigos e pretende sensibilizar para a adopção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenir as doenças oncológicas, e para a luta dos doentes com cancro e a esperança na sua recuperação.

 A iniciativa surge da equipa do Hospital de Dia do CHL, que, em colaboração com o Serviço de Oncologia, irá dinamizar um conjunto de iniciativas ao longo do mês de Fevereiro, "como forma de homenagear os nossos utentes, e todos os doentes de cancro em Portugal, a alertar que todos podemos fazer mais pela nossa saúde", explica Alcina Ponte, directora deste serviço, citada numa nota de imprensa.

O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento.

As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico, do pulmão e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico. 

A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sócio-familiar. 

"A caminhada tem participação livre, e todos estão convidados a juntar-se a nós para assinalar esta data tão especial, basta aparecerem, no dia 4 de Fevereiro, um pouco antes das 9:30 horas, no Largo do Papa, em Leiria", desafia a directora do Hospital de Dia, lembrando que "doentes, familiares, amigos, todos são chamados a dizer “presente”!".