Covid-19

Centro Hospital de Leiria volta a aumentar número de camas para doentes Covid

22 jan 2021 18:18

São agora 202 as camas em enfermaria dedicadas a doentes Covid. No início da semana, a capacidade de resposta tinha sido aumentada para 172.

centro-hospital-de-leiria-volta-a-aumentar-numero-de-camas-para-doentes-covid
Novas medidas tomadas devido ao novo crescimento de incidência da Covid-19 e à pressão existente no internamento Covid-19 do CHL
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anuncia em comunicado, que irá disponibilizar 202 camas para internamento em enfermaria, dedicadas a doentes Covid. São agora mais 30, comparando com o início da semana, quando a capacidade de resposta tinha sido aumentada para 172.

"O CHL  tem acompanhado a evolução crescente da pandemia, com a revisão e adaptação dos seus procedimentos e estruturas, e com o reforço dos seus recursos e meios, de forma a continuar a disponibilizar todos os níveis de cuidados à comunidade que serve", salienta a instituição.

"Devido ao novo crescimento de incidência da Covid-19 e à pressão existente no internamento Covid-19 do CHL, com elevado volume de doentes internados em camas de nível I, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria decidiu: Activar o nível V do Plano de Resposta Covid-19 – Camas Nível I, que preconiza a disponibilização de 202 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), com efeitos a 21 de Janeiro", prossegue o CHL.

"O Conselho de Administração do CHL esclarece que as medidas agora enunciadas serão monitorizadas, e divulgada a sua actualização, sempre que considerar necessário. E reitera o apelo para que os utentes com sintomas da área respiratória, antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e dirijam-se à ADR-C, que em Leiria funciona temporariamente no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos, até dia 27 de Janeiro, entre as 14 horas e as 20 horas (dias úteis, fins-de-semana e feriados), ou dirijam-se às ADR-C dos seus Centros de Saúde".

"É muito importante travar o contágio, pelo que é fundamental os cidadãos ficarem em casa sempre que for possível e, se não for, cumprirem escrupulosamente as regras de distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória", remata a instituição.