Sociedade

Centro histórico de Leiria com 13 edifícios em risco de derrocada

22 mar 2018 00:00

Após a queda de um prédio em frente ao Moinho de Papel, ocorrida na segunda-feira, a Câmara revelou que há 13 imóveis na cidade que apresentam risco de derrocada.

centro-historico-de-leiria-com-13-edificios-em-risco-de-derrocada-8379
Maria Anabela Silva

Na cidade de Leiria estão identificados 13 prédios que, face à sua degradação, apresentam risco de derrocada. Os dados foram relevados pelo município na sequência do desabamento de um edifício devoluto, que, na segunda-feira, caiu para a rua em frente ao Moinho de Papel.

O incidente não provocou feridos, mas obrigou ao fecho da via que, à hora de fecho desta edição, ainda se mantinha.

Segundo informações da vereadora do Urbanismo, Rita Coutinho, o imóvel já tinha sido alvo de duas vistorias por parte dos serviços municipais, em 2014 e 2015. Na sequência dessas acções, a Câmara notificou o proprietário para fazer intervenções que “acautelassem” uma eventual derrocada.

“Algumas dessas medidas foram executadas, como o fecho de vãos. Para outras, o proprietário solicitou a prorrogação de prazo”, acrescenta a autarca, revelando que o município já tinha emitido alvará relativo ao processo de demolição do edifício.

A derrocada ocorreu por volta das 12:50 horas, num momento em que Ricardo Borges passava de carro no local, no sentido entre a rotunda junto ao Jardim de Santo Agostinho e a ponte dos Caniços.

“Apercebi-me de algumas pedras a cair. Só tive tempo de fugir para a outra faixa e acelerar”, contou o automobilista ao JORNAL DE LEIRIA, pouco depois do incidente. “Foi um grande susto. Só por sorte, não fui apanhado pela derrocada”, acr

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ