Sociedade

Centro Escolar dos Marrazes adjudicado

6 jul 2021 18:37

Município de Leiria abre concurso para obras na Rua Mouzinho de Albuquerque

centro-escolar-dos-marrazes-adjudicado
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Leiria aprovou hoje a adjudicação da obra de construção do Centro Escolar dos Marrazes e a abertura de um novo concurso para a realização de obras na rua Capitão Mouzinho de Albuquerque.

Segundo a autarquia, a adjudicação do Centro Escolar dos Marrazes, “uma empreitada que apresenta um projeto renovado e que representa uma mais-valia significativa para a qualidade do ensino no concelho”, foi aprovada, por maioria, em reunião de Câmara.

“Pelo valor de 5,4 milhões de euros, cerca de 1,5 milhões abaixo do preço base do concurso e com um prazo de execução previsto em 18 meses, a obra permitirá oferecer condições de excelência para o ensino, além de um pavilhão desportivo para toda a população”, refere o município em comunicado.

Com uma área total de intervenção superior a 31 mil metros quadrados, o Centro Escolar “pretende dar resposta às necessidades de oferta educativa ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo”.

A autarquia refere que, na infra-estrutura, “passarão a estar integrados os jardins de infância de Outeiros da Gândara, Janardo, Bairro das Almuinhas e n.º 2 de Marrazes, além da Escola Básica n.º 2 de Marrazes, num total de cerca de 600 crianças, promovendo-se a articulação de níveis de ensino diferentes, bem como o desenvolvimento de atividades importantes e necessárias à educação e formação dos alunos”.

O Município de Leiria considera tratar-se de “uma empreitada prioritária no que se refere ao reordenamento da rede educativa do concelho, já que, apesar dos investimentos efetuados nos últimos anos na melhoria das condições das escolas dos Marrazes, irá resolver definitivamente problemas relacionados com o funcionamento de estabelecimentos em instalações provisórias e em mau estado, a sobrelotação e consequente desdobramento de turmas e a existência de crianças em lista de espera”.

O executivo municipal também aprovou hoje, por unanimidade, a abertura de um novo concurso público para a realização de obras de requalificação na rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, num investimento total de 1,7 milhões de euros.

“Este novo procedimento vem da necessidade de revisão de parte da informação colocada a concurso em 2020, nomeadamente a conclusão do estudo geotécnico, a atualização cadastral das várias infraestruturas (também devido à intervenção na Avenida Heróis de Angola), alterações ao nível do saneamento, entre outros, que permitiu baixar o valor da empreitada em quase 75 mil euros”, é justificado.

Os trabalhos, que foram candidatados a cofinanciamento ao abrigo do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cuja comparticipação, a ser aprovada, será de 85%, incluem o reordenamento do trânsito com a eliminação de uma via nas ruas Capitão Mouzinho de Albuquerque e de São Francisco, alargamento de passeios e remoção de barreiras arquitectónicas, com vista a uma circulação pedonal com maior segurança e conforto.

“Estão ainda previstas intervenções ao nível das infraestruturas enterradas, a colocação de mobiliário urbano, a regularização do estacionamento e a melhoria da rede de iluminação pública, bem como o melhoramento de todo o espaço público com o objectivo de promover a reabilitação dos edifícios existentes nas ruas e potenciar a dinâmica do comércio e serviços”, esclarece a nota.