Sociedade

Centro de saúde de Leiria assaltado três vezes

3 out 2019 00:00

Arrombamento no Gorjão Henriques leva dinheiro de máquina de vending.

centro-de-saude-de-leiria-assaltado-tres-vezes-10724

O Centro de Saúde Gorjão Henriques, em Leiria, foi alvo do terceiro assalto nas últimas três semanas.

O alerta foi deixado pelo vereador do PSD, Álvaro Madureira, na última reunião de Câmara. Segundo fonte da Administração Regional de Saúde do Centro, à semelhança dos assaltos realizados anteriormente, o furto da madrugada desta terça-feira visou as máquinas de vending, de onde foram subtraídos todos os produtos e o respectivo dinheiro.

Nesse sentido, a ARSC “providenciou a deslocação de técnicos do Departamento de Instalações e Equipamentos ao Centro de Saúde Gorjão Henriques para procederem ao levantamento das necessidades imediatas em matéria de segurança, tendo-se concluído pela necessidade de substituição das portas de acesso à unidade de saúde”.

Além disso, a tutela garante que está também a “decorrer o processo para a instalação de um novo sistema de alarme”, uma vez que o anterior se encontra avariado.

Os três suspeitos do último assalto, entretanto detidos pela PSP, entraram no edifício depois de arrombarem as portas e vidros de acesso ao estacionamento.

Além do furto nas máquinas de vending, a ARSC refere ainda queforam destruídos alguns cacifos e gavetas e constatou-se a “invasão do laboratório de saúde pública, aparentemente sem prejuízos”.

A ARSC adianta ainda que o montante do prejuízo ainda não foi avaliado, sendo, no caso do centro de saúde, resultante do vandalismo.

Com 32 mil inscritos, as consultas de terça-feira sofreram atrasos, mas não foram desmarcadas. A equipa de investigação da PSP de Leiria esteve no local a recolher indícios.

Já depois do fecho da edição impressa do Jornal de Leiria, a PSP informou que o Centro de Saúde Gorjão Henriques foi alvo de furto nas madrugadas de 7  e 28 de setembro e 1 de Outubro. "Mais se informa que o método utilizado pelos suspeitos terá sido através de arrombamento das portas das traseiras do centro de saúde."