Viver

Centro de Dialogo Intercultural de Leiria com mais de 17 mil visitas

23 jul 2018 00:00

Espaço abriu há um ano, na antiga Igreja da Misericórdia de Leiria.

centro-de-dialogo-intercultural-de-leiria-com-mais-de-17-mil-visitas-8976

Durante o primeiro ano de actividade, Centro de Dialogo Intercultural de Leiria (CDIL) recebeu mais de 17 mil visitantes, revela um comunicado da Câmara Municipal.

De acordo com aquela nota de imprensa, entre 26 de Julho de 2017, data de abertura ao público, e 22 de Julho de 2018, o total de visitantes ascendeu a 17.745, distribuídos entre os dois pólos deste centro: Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores.

Segundo o comunicado, este número representa, além dos visitantes, “os participantes nas actividades desenvolvidas, seja nas visitas guiadas, roteiros da judiaria de Leiria, oficinas pedagógicas e eventos culturais - concertos, teatro, tertúlias, conferências e apresentação de livros”.

Citado naquela nota de imprensa, o vereador da Cultura da Câmara Leiria, Gonçalo Lopes, considera que estes números “validam o projecto museológico desenvolvido para este espaço, cuja concretização se enquadra na ambição de que o CDIL se assuma como uma referência na programação cultural no concelho, em especial no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027”.

“O CDIL apresenta um forte simbolismo, não apenas por se tratar de um espaço de diálogo ecuménico, mas também pelo trabalho de recuperação do nosso património e de recuperação da nossa memória colectiva”, acrescenta Gonçalo Lopes.

Além dos portugueses, o CDIL tem atraído visitantes de várias outras nacionalidades, nomeadamente Espanha, Brasil, Ucrânia, Reino Unido, França, Finlândia, Alemanha e China.

No primeiro ano de funcionamento, o CDIL acolheu várias actividades culturais, com destaque para Festa dos Museus, Dia Internacional dos Museus, Festival Música e Dança de Leiria "Beira Rio" e Festival “A Porta”.

Para a constituição deste espaço museológico foram investidos mais de 570 mil euros no restauro da antiga igreja da Misericórdia e projecto museológico.

A Igreja da Misericórdia foi construída em 1544 sobre a sinagoga da comunidade judaica de Leiria que ali existia antes, constituindo um dos 12 projectos âncora, entre os 25 que integram a Rota Sefarad, considerado "vital" para o sucesso da Rede de Judiarias de Portugal.