Desporto

Centro de BTT da Batalha perde homologação da Federação Portuguesa de Ciclismo

7 jun 2022 16:20

Infraestrutura da Pia do Urso, a primeira homologada no País, dá apoio a mais de 300 quilómetros de trilhos cicláveis nos concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria

centro-de-btt-da-batalha-perde-homologacao-da-federacao-portuguesa-de-ciclismo
Centro de BTT tem balneários, instalações sanitárias, área informativa e espaço destinado a lavagens e a pequenas reparações de bicicletas
DR

O Centro de Bicicletas de Todo o Terreno da Batalha – Pia do Urso foi o primeiro do País a obter a homologação da Federação Portuguesa de Ciclismo, mas já não consta na mais recente publicação ‘Cyclin`Portugal – Percursos Cicláveis de Portugal 2022’.

Dez anos depois da sua inauguração, a infraestrutura instalada na freguesia de São Mamede que dá apoio a mais de 300 quilómetros de trilhos cicláveis nos concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria perdeu a homologação devido “ao incumprimento de diversos requisitos técnicos exigidos”.

“Já na publicação editada em 2021 pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o Centro de BTT da Batalha, apesar de figurar no mapa nacional dos centros de BTT na página inicial, não reunia os requisitos técnicos que o habilitavam a cumprir as normas vigentes dos Centros ‘Cyclin’ - anteriormente designados por Centros de BTT”, explica a autarquia em comunicado de imprensa.

Citado na nota, o presidente do município assume que “é uma frustração perceber que todo o investimento realizado e a notoriedade conquistada pelo Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso no nosso País, não tenho sido capitalizado nos últimos anos”.

“Aquela que foi considerada uma das melhores 100 ideias de turismo em Portugal pela Revista Evasões e que durante anos foi o exemplo do funcionamento de um Centro de BTT moderno não foi aproveitada”, sublinha Raul Castro.

Num concelho com “condições excelentes para a prática deste tipo de actividades”, a autarquia garante que “vai encetar urgentemente os trabalhos conducentes à recuperação da homologação desta infraestrutura”.

O Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso é um edifício dotado de balneários, instalações sanitárias, área informativa e espaço destinado a lavagens e a pequenas reparações de bicicletas que dá apoio a mais de 300 quilómetros de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados, divididos em quatro níveis de dificuldade que percorrem os concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria. Este investimento, inaugurado em 2012, contou com o apoio do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural / ADAE e da União Europeia.