Sociedade

Centro anuncia 240 milhões para empresas de base não tecnológica e estruturas de proximidade ao cidadão

12 abr 2024 10:14

"Centro 2030 está em velocidade de cruzeiro", diz Isabel Damasceno

centro-anuncia-240-milhoes-para-empresas-de-base-nao-tecnologica-e-estruturas-de-proximidade-ao-cidadao
Isabel Damasceno
Fotografia: DR

O Programa Regional do Centro abriu 14 avisos de concurso, com dotação de 240 milhões de euros (ME) de fundos europeus, para apoiar investimentos de proximidade com os cidadãos.

O anúncio foi feito pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). 

"A publicação de um número tão significativo de avisos de concurso destinados ao investimento de proximidade significa que o Centro 2030 está em velocidade de cruzeiro", considera a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

Em comunicado, refere-se que os apoios têm como fim o apoio a investimentos na valorização do património cultural, infraestruturas do ensino básico, infraestruturas do pré-escolar e áreas de acolhimento empresarial de base não tecnológica, bem como garantir investimentos relacionados com a mobilidade activa, reabilitação e regeneração urbanas, promoção do sucesso escolar e refuncionalização de equipamentos colectivos e qualificação de espaços públicos.

"A Autoridade de Gestão do Centro 2030 acredita na capacidade de governação sub-regional e local, no processo de descentralização em curso, e que os fundos europeus têm uma aplicação mais eficiente se forem entregues a uma escala territorial mais próxima dos cidadãos", é destaca a presidente da CCDRC.