Economia

Centro 2020 apoia milhares de desempregados

23 dez 2016 00:00

Aprovação de candidatura do Instituto de Emprego e Formação Profissional vai permitir apoiar 19 mil desempregados

centro-2020-apoia-milhares-de-desempregados-5626

O programa Centro 2020 aprovou uma candidatura do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a que será atribuído um apoio de 25 milhões de euros, do Fundo Social Europeu para financiar a criação de emprego.

No âmbito desta candidatura serão apoiados mais de 19 mil desempregados e/ou beneficiários do Rendimento Social de Inserção, através da sua colocação em entidades colectivas públicas ou privadas sem fins lucrativos, mediante contratos com a duração máxima de 12 meses.

Em causa está melhorar competências sócio-profissionais, fomentando o contacto dos desempregados com outros trabalhadores e actividades, evitando o risco do seu isolamento, desmotivação e marginalização.

Estes apoios são canalizados através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, organismo público da tutela do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, ao qual compete a execução das políticas de emprego e formação.

Os destinatários destas medidas - desempregados inscritos nos serviços de emprego, beneficiários de subsídio de desemprego ou de subsídio social de desemprego, bem como as entidades acolhedoras - deverão procurar junto do IEFP a informação complementar necessária.