Viver

Cenários de cultura e futuro para Leiria

24 nov 2016 00:00

Leiria 2027 - A candidatura a Capital Europeia da Cultura apresentou uma lista com os 30 actores determinantes ao nível cultural para a região e quatro cenários para um futuro ligado à cultura, criatividade e indústrias criativas

cenarios-de-cultura-e-futuro-para-leiria-5445
Jacinto Silva Duro

O Grupo de Missão que está a preparar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura apresentou na sexta-feira, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Estudo de Actores Culturais de Leiria.

Esta lista onde constam 30 entidades, entre associações, grupos sociais e profissionais, instituições, órgãos do poder central, europeu e local e meios de comunicação social resultou de várias reuniões realizadas com agentes culturais, entidades e instituições do concelho de Leiria, serviu para traçar quatro cenários de futuro para Leiria e território circundante até 2030, considerando factores internos e externos, ao nível da economia, da política e da acção dos actores.

Com o documento à frente, o coordenador do Grupo de Missão, João Bonifácio Serra, solicitou à Câmara de Leiria que avançasse para o próximo passo lógico da candidatura: a criação de um plano estratégico para a candidatura a capitalda cultura.

"Agora que temos cenários traçados, temos de avançar para o nível seguinte. Temos de pedir ajuda a quem tem já experiência nesse campo e desenhar um plano estratégico para montar uma candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. É forçoso dar esse salto qualitativo, caso contrário, arriscamos a ficar aqui a moer sobre os cenários possíveis."

Aproveitando a presença de Isabel Damasceno, antiga presidente da Câmara de Leiria e representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) o vereador da Cultura de Leiria, Gonçalo Lopes, abraçou o desafio de Bonifácio Serra e anunciou que já estão a ser dados os primeiro passos para avançar com o processo de criação de um plano estratégico.

"Já reunimos com o Santuário de Fátima, com autarcas, com o bispo da Diocese de Leiria-Fátima Fátima, com o IPL, empresários e deputados. Este é um trabalho sistemático. No passo seguinte, iremos ter mais docentes do politécnico a trabalhar no planeamento e mais actores locais."

Discussão precisa-se
No estudo, da autoria do professor do IPL, José Luiz da Silva, participaram, a convite de João Bonifácio Serra, no trabalho que deu origem ao estudo representantes de associações culturais, agrupamentos de escolas, CCDRC, Acilis, Nerlei, câmaras municipais, juntas de freguesia, Diário de Leiria, JORNAL DE LEIRIA, Região de Leiria, jornal Presente, a associação das filarmónicas e dos ranchos.

Os quatro cenários de futuro criados por José Luiz da Silva, consideram um espectro de panoramas que começam no mais optimista dos cenários e termina no mais pessimista: Grande Leiria Criativa, o cenário mais optimista; Leiria, centro de negócios, o cenário que está mais de acordo com as tendências "mais liberais"; Leiria nas Muralhas do Castelo, um cenário de maior continuidade e manutenção das tendências passadas; A queda do Castelo de Leiria, o cenário negro, onde nada de novo é alcançado.

Mesmo com um estudo de actores e quatro cenários definidos, ainda há questões que não estão definidas e que não dependem exclusivamente da vontade do Grupo de Missão. Por exemplo, a dinâmica territorial, sobre a qual há a ambição de que o projecto ultrapasse os limites da cidade de Leiria e do concelho.

"Neste momento, a ambição está muito concentrada na cidade do Lis e na CIMRL, mas vale a pena equacionar a hipótese de um território que se aproxime mais de Lisboa e Coimbra. Apropriar-se do território que está ao lado, por vezes, fora dos seus distritos, vai ser um dos pontos cruciais das cidades que vão concorrer contra Leiria. Seria bom começar a equacionar esta questão", referiu João Bonifácio Serra aos presentes.

O docente do IPL afirmou ainda que as dinâmicas institucionais são questões importantes que também ficaram patentes com este estudo. O documento detecta um conjunto muito variado de actores institucionais no terreno, mas há pouca discussão e pontos de encontro entre eles, onde possam discutir o futuro colectivo e não apenas o seu próprio futuro.

"Criar espaços de debate é um desafio crucial", sublinha. "Falta também dinâmica participativa. É preciso estimulá- la e só vejo duas formas de o fazer. Por um lado, chamar mais à participação todos os níveis e formas sob as quais se organiza a educação e fazer ensaios de programação em rede. Além disso, fazer com que a vontade política não fique prisioneira de um qualquer debate político ocasional."

Cultura como factor de desenvolvimento
Os cenários traçados por José Luiz da Silva assentam na questão do desenvolvimento com a cultura e indústrias criativas como motivadores, embora haja interacções com as restantes realidades económica, social e política.

O docente antecipou cenários de futuro para Leiria e para a região, tendo como horizonte temporal 2030, com o objectivo de sensibilizar os actores locais para as possibilidades de desenvolvimento cultural.

A partir de um inquérito realizado em reuniões prévias com vários responsáveis culturais e sociais do concelho de Leiria, em Abril deste ano, foram sendo construídos diversos cenários de futuro com a cultura no seu fulcro, identificando as forças, as fraquezas, oportunidades, ameaças, novas possibilidades, desafios estratégicos a médio prazo, inércias ou dificuldades para atingir objectivos estratégicos e "futuríveis" (pequenos indícios que podem ser tendências pesadas num horizonte de 15 anos).

O autor do estudo refere que, a maior parte dos actores locais não tem força de envolver todo o sistema e, assim, é normal encontrar como protagonistas o Governo Português, a Comissão Europeia, a CCDRC, o Ministério da Cultura e os media, nas posições de topo da influência.

Lista de Actores Culturais Leiria 2027 – Capital Europeia da Cultura

Mais influentes com valor superior a 1:
. Governo Português
. Comissão Europeia
. Comissão de Coordenação da Região Centro
. Ministério da Cultura
. Televisões e outros media
. Concelhos limítrofes
. Poder local de Leiria
. Professores e sistema educativo
. Instituto Politécnico de Leiria
. Associações empresariais
. Associações e grupos culturais

Menos influentes com valor inferior a 1:
. Emigrantes
. Associação Comercial e Industrial
. Grupos sociais
. Classes dirigentes
. Grupos sociais jovens
. Igreja e Santuário de Fátima
. Media Locais
. Mediadores e gestores culturais
. Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
. Dirigentes político-partidários
. Desempregados
. Escritores, artistas, músicos e artesãos
. Imigrantes
. Associações e grupos culturais rurais
. Região de Turismo do Centro
. Paróquias de Leiria
. Associações de defesa do património
. Operadores turísticos
. Líderes de opinião
. Reformados

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.