Sociedade

Cemitérios de Pombal mantêm-se encerrados e espaços culturais reabrem dia 18

6 mai 2020 19:06

O Município de Pombal apela ainda aos cidadãos que sigam as orientações das autoridades nesta fase de desconfinamento,

cemiterios-de-pombal-mantem-se-encerrados-e-espacos-culturais-reabrem-dia-18
O Castelo de Pombal deverá abrir no dia 18 de Maio
CMP

O Município de Pombal vai manter os cemitérios encerrados, estando o acesso sujeito a contacto prévio.

A Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal, o Museu Marquês de Pombal, o Museu de Arte Popular Portuguesa e o Castelo de Pombal têm abertura ao público prevista para o dia 18 de Maio, com regras de acesso, que serão anunciadas em breve, adianta uma nota de imprensa da Câmara. 

Estas decisões surgem após a reavaliação das medidas de contingência a adoptar nos espaços municipais, no seguimento da declaração da situação de calamidade, decretada pelo Governo no dia 30 de Abril.

A Autarquia deliberou ainda garantir o atendimento presencial nos serviços municipais, quando indispensável, através de marcação prévia e com uso obrigatório de máscara.

Os funerais têm um limite de presença de dez pessoas, não podendo esse limite colocar em causa o acesso de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins, acrescenta a informação da Câmara de Pombal.

Segundo o Município, esta calendarização está sujeita a monitorização quinzenal, consoante a evolução da situação a nível local e nacional.

O Município de Pombal apela ainda aos cidadãos que sigam as orientações das autoridades nesta fase de desconfinamento, “essencial para que a normalidade possa ser gradualmente retomada, sem retrocessos em termos do controlo do contágio”.

Neste sentido, a autarquia reforça a importância do uso de máscara em espaços fechados (como transportes públicos, estabelecimentos comerciais ou serviços públicos), do confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, do dever cívico de recolhimento domiciliário, do distanciamento social e do cumprimento das regras de etiqueta respiratória.

“Até este momento, a responsabilidade individual e o civismo dos pombalenses têm permitido impedir as cadeias de transmissão comunitária do vírus no concelho. Será a continuação da adopção destes comportamentos que permitirá que vençamos esta pandemia”, remata a nota de imprensa. 

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.