Sociedade

Celebrações pascais no Santuário de Fátima sem restrições

12 abr 2022 11:35

Santuário reforça programa celebrativo e mantém transmissão online das principais celebrações.

celebracoes-pascais-no-santuario-de-fatima-sem-restricoes

Depois de dois anos de restrições devido à pandemia, as celebrações pascais no Santuário de Fátima irão decorrer "com a normalidade própria deste tempo" e sem limitação do número de participantes.

De acordo com informação da instituição, continua a ser obrigatório o uso de máscara nos espaços fechados e os peregrinos são aconselhados a manter a “distância necessária entre pessoas que não fazem parte do mesmo agregado familiar”.

Já num contexto de regresso à normalidade, o Santuário irá reforçar o programa celebrativo para esta quadra. Uma das novidades é a realização de quatro “momentos meditativos”, para “ajudar” os peregrinos a terem uma “vivência espiritual” do tríduo pascal, período de celebrações entre a Quinta-Feira Santa e o Sábado Santo. 

Esses encontro, serão de acesso "generalizado aos peregrinos", sem necessidade de inscrição prévia, e terão lugar na Capela da Ressurreição de Jesus (piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade) na Quinta-Feira Santa (16:45 horas), na Sexta-Feira Santa (11 horas) e no Sábado Santo (11 e 16:30 horas).

As celebrações pascais, que começaram este domingo, com a missa de Dia de Ramos, prosseguem com a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, que será às 18 horas, na Basílica da Santíssima Trindade.

Na Sexta-Feira Santa, haverá uma via-sacra noturna, entre a meia-noite e as três da manhã, com início na Capelinha das Aparições, e a celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, também naquela basílica. Este espaço acolhe as cerimónias da vigília pascal no Sábado Santo, às 22 horas. No domingo de Páscoa haverá missa da ressurreição no recinto do Santuário, às 11 horas.

Estas celebrações, com exceção da via-sacra, terão transmissão on-line e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 

Visita pascal regressa, mas sem o tradicional beijo do crucifixo 

Também o tradicional Compasso Pascal volta a ser autorizado, mas com regras. Num comunicado onde divulga das orientações para a visita pascal, o Secretariado-Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sublinha a necessidade de adopção de "cuidados", porque a pandemia “infelizmente, ainda permanece”.

Na nota desaconselha-se o habitual beijo do crucifico, que deve ser substituído por "uma vénia ou outro gesto que não implique contacto físico”. É ainda recomendado o uso de máscara aos membros do grupo paroquial designado para "o anúncio da ressurreição do Senhor".

Quanto às famílias, pede-se que "não partilhem alimentos" com os elementos dessas equipas. O documento recomenda ainda a higienização das mãos “sempre que haja contacto físico com pessoas ou coisas”. Em relação ao rito de adoração da cruz na Sexta-feira Santa, as orientações da CEP vão também no sentido de se "omitir o beijo na cruz, substituindo-o pela genuflexão ou inclinação" da cabeça.

Já no final de Fevereiro, a CEP tinha atualizado as normas para o culto e atividades pastorais, mantendo a recomendação de um “distanciamento responsável entre as pessoas” que não façam parte do mesmo agregado familiar, bem como o“uso de máscaras para todos”. Ficou ainda determinado que a comunhão deve continuar a ser ministrada apenas na mão dos fiéis e o regresso da saudação da paz (facultativa), através de “um sinal sem contacto físico”, por exemplo, uma vénia ou inclinação.