Sociedade

CCMI pretende formar alunos líderes de si próprios

2 out 2018 00:00

Programa mundial adoptado por colégio da Cruz d’Areia, em Leiria

ccmi-pretende-formar-alunos-lideres-de-si-proprios-9305

O Líder em Mim(OLEM) é o desafio do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI), na Cruz d’Areia, em Leiria, que promete formar os cerca de 800 alunos do pré-escolar ao 9.º ano líderes de si próprios.

O programa, baseado na obra Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey, é um projecto que pretende potenciar o desenvolvimento das competências não cognitivas dos alunos, aliado a ferramentas de liderança, preparando-os para a vida.

“É um programa que visa fundamentalmente a educação do carácter. É um programa abrangente não só para os alunos, como para professores, pessoal não docente e pais”, adianta Jorge Cotovio, director pedagógico do CCMI, ao afirmar que as mudanças são feitas “de dentro para fora”.

Segundo o director pedagógico, “não é devido às circunstâncias ou às estratégias utilizadas que as coisas mudam, mas é porque os alunos sentem que têm potencial suficiente para mudar e serem melhores”.

Este programa, que obrigou a um investimento financeiro do colégio, insere-se não só no projecto educativo do CCMI, uma escola católica, como também está articulado com o Perfil do Aluno do século XXI e com as novas orientações curriculares, nomeadamente a flexibilidade e a autonomia. As sementes estão a ser lançadas pelos professores, mas o objectivo é levar os alunos a serem líderes.

No final do percurso escolar no CCMI, Jorge Cotovio espera ter formado jovens líderes de si mesmos. “Queremos que os alunos sejam boas pessoas, autónomas, criativas e responsáveis. Esperamos que comandem a sua vida, tendo em conta os outros, as circunstâncias e o ambiente onde estão.” Para a aplicação deste programa foi criado uma “equipa farol”, constituída por professores que estabeleceram as metas a que se propõem.

Nuno Oliveira, um dos docentes envolvido directamente no projecto, avança que o currículo do OLEM “visa a educação sócio-emocional”. “Dá os pré-requisitos que os alunos precisam, não só para terem um bom desempenho académico, mas também para se desenvolverem como pessoas e como cidadãos, o que entronca no nosso projecto educativo. Pretendemos que os nossos alunos sejam mais autónomos n

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ