Sociedade

Caxarias acolhe mais de dois mil escuteiros em festa regional

18 fev 2017 00:00

A festa decorre amanhã, dia 19, com início às 8:45 horas.

caxarias-acolhe-mais-de-dois-mil-escuteiros-em-festa-regional-5953

A vila de Caxarias, em Ourém, acolhe amanhã, com concentração às 8:45 horas, a celebração do Dia de Baden-Powell (BP), fundador do movimento escutista. O encontro juntará cerca de dois mil escuteiros.

O programa inicia com missa presidida pelo bispo D. António Marto, pelas 9:30 horas, no pavilhão gimnodesportivo de Caxarias, e ao longo do dia serão realizadas várias actividades pelos escuteiros, em diversos locais da vila. A cerimónia de encerramento está prevista para as 16:30 horas.

Com o mote "Em Festa com BP", serão celebrados os 160 anos do nascimento de Baden-Powell e o 25.º aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Caxarias, bem como aniversários de outros agrupamentos. Será ainda assinalado o centenário das Aparições de Fátima e a preparação do ACANAC (Acampamento Nacional de Escuteiros) que acontecerá este ano.

Em nota de imprensa, Gonçalo Marques, chefe do Agrupamento de Caxarias, refere que estão a ser preparadas algumas surpresas, entre as quais a confecção de um "mega salame de chocolate", a ser distribuído pelos participantes e população local.

O evento é organizado pela Junta Regional de Leiria e pelo Agrupamento 1078 - Caxarias.

Robert Baden-Powell nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857 e fundou o movimento escutista em 1907. Em Portugal, o Corpo Nacional de Escutas surgiu na cidade de Braga em 1923.