Viver

Castelo de Ourém reabre na terça-feira e há espectáculos para marcar a data

22 jul 2021 18:45

As obras de requalificação serão inauguradas na terça-feira, dia 27, pelo Presidente da República.

castelo-de-ourem-reabre-na-terca-feira-e-ha-espectaculos-para-marcar-a-data
Obras de requalificação representaram um investimento superior a 2,1 milhões de euros
CMO

O Castelo de Ourém vai reabrir ao público na próxima terça-feira, dia 27 de Julho, após obras de requalificação que representaram um investimento superior a 2,1 milhões de euros, cerca de 1,7 milhões dos quais, financiados por fundos comunitários.

A inauguração será feita pelo Presidente da República, numa cerimónia protocolar a realizar a partir das 15 horas. Para assinalar a data, estão programadas várias actividades culturais, com concertos, espectáculos de artes visuais e diversas performances artísticos, de acesso gratuito (ver caixa).

Em comunicado, a Câmara de Ourém explica que o projecto de requalificação do conjunto monumental constituído pelo Castelo, Paço dos Condes e envolvente, foi apresentado há cerca de três anos, na sequência da celebração do protocolo de cooperação entre a Fundação da Casa de Bragança (proprietária do monumento) e o município (responsável pela sua tutela).

“O protocolo definia a necessidade de requalificar este símbolo histórico da região e do País, melhorando as suas condições e acessibilidades, para usufruto de todos aqueles que visitem a Vila Medieval de Ourém”, refere aquela nota.

A intervenção, feita com apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), contemplou trabalhos de conservação e restauro de todo o conjunto patrimonial e a implementação de um espaço museológico.

Foram ainda criados dois passadiços: um recriando aquele que originalmente ligava o Paço dos Condes aos Torreões e outro ligando a Torre Dona Mécia à Torre Nordeste). Após a reabertura, o Castelo de Ourém estará disponível para visitas entre as 10 e as 18 horas, de terça-feira a domingo.

 

Programação cultural

De 27 de Julho a 1 de Agosto: Gamelão de porcelana e cristal, pela Companhia de Música Teatral e Projeto Opus Tutti. Instalação e música, com espectáculos às 10 e as 18 horas. Acesso livre
De 27 de Julho a 1 de Agosto: “Friction”, por Openfield Studio. Espectáculo de artes visuais, com instalação interactiva de laser e som. Às 10 e às horas. Acesso livre
27 de Julho: “Baile dos Candeeiros”, pela Companhia Radar 360º. Às 21 horas. Gratuito mas com reserva na bilheteira do Teatro Municipal de Ourém
28 de Julho: Concerto de Beatbombers (DJ Ride e Stereossauro). Às 21 horas. Gratuito, mas com reserva na bilheteira do Teatro Municipal de Ourém
29 de Julho: Jéssica Pina (trompete). Às 18 horas. Gratuito, mas com reserva na bilheteira do Teatro Municipal de Ourém.
30 de Julho: Angélica Salvi (harpa). Às 18 horas. Gratuito, mas com reserva na bilheteira do Teatro Municipal de Ourém.