Sociedade

Castelo de Leiria vai estar iluminado de roxo na terça-feira. Sabe porquê?

13 nov 2020 15:51

Município de Leiria associa-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade

castelo-de-leiria-vai-estar-iluminado-de-roxo-na-terca-feira-sabe-porque
Dia Mundial da Prematuridade iluminará Castelo de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala na terça-feira, 17 de Novembro, iluminando o castelo com a cor roxa que simboliza este dia.

A campanha Mundial da Prematuridade acontece durante o corrente mês, considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, com o objectivo de alertar para o crescente número de partos prematuros, ensinar como prevenir esse facto e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebé, para a sua família e para a sociedade.

Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez, sendo que cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo.

A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas, considerando-se prematuridade sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

Ser pai e mãe prematuros é permanecer de colo vazio durante mais de um mês e com o coração em sobressalto durante pelo menos mais 6 anos.

Esta situação tem diversas implicações sobretudo a nível psicológico, levando consequentemente ao isolamento da família e muitas vezes ao divórcio.

Pais e bebés prematuros travam grandes batalhas durante este percurso e são por isso designados, carinhosamente, por guerreiros.

Todos os que quiserem juntar-se a esta iniciativa poderão fazê-lo vestindo uma peça de roupa roxa ou lilás.