Sociedade

Castelo de Leiria recebe as maiores obras depois de Korrodi

5 jun 2019 00:00

Requalificação | O Castelo de Leiria e envolvente vai estar em obras, até ao Verão de 2021. A intervenção totaliza 3,8 milhões de euros e inclui a criação de acessos mecânicos, cafetaria, anfiteatro e a cobertura da Igreja da Pena

Foto: DR
Imagem: DR
Imagem: DR
Imagem: DR
Imagem: Santos Pinheiro Arquitectos Associados
Imagem: Santos Pinheiro Arquitectos Associados
Imagem: Santos Pinheiro Arquitectos Associados
Maria Anabela Silva

Nos próximos dois anos, o Castelo de Leiria vai estar fechado para obras. Continuará, no entanto, a receber iniciativas pontuais, como forma de manter a ligação da comunidade com ex-libris da cidade.

No total, está previsto um investimento na ordem dos 3,8 milhões de euros, verba que contempla a instalação de dois acessos mecânicos ao monumento, a cobertura da Igreja da Pena e a intervenção no núcleo muralhado, com a criação de um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 200 pessoas e de cafetaria e a definição de percursos de forma a facilitar a circulação dentro do monumento.

No final, será também efectuada a requalificação do largo da Igreja de São Pedro, templo que se encontra já em fase final de reabilitação.
Com este conjunto de obras, a Câmara pretende tornar o castelo “mais acessível e inclusivo”, promovendo, em simultâneo, a preservação do monumento e a criação de novas funcionalidades. “Esta é uma obra decisiva para o nosso futuro”, afirmou Gonçalo Lopes, vereador da Cultura, durante uma conferência de imprensa para a apresentação dos trabalhos que, nos próximos dois anos, serão executados naquela zona da cidade.

Na ocasião, o autarca frisou que as intervenções “não são feitas de ânimo leve” e que estavam a ser preparadas há vários anos, dando como exemplo dessa complexidade o projecto dos acessos mecânicos, que implicou um “árduo e longo diálogo com a tutela [Direcção-Geral do Património Cultural]”, até se estabilizar o modelo final.

Durante a conferência de imprensa, o vereador destacou ainda o papel “fundamental” que o Castelo desempenha na estratégia de desenvolvimento cultural e turístico do concelho, frisando  

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ