Saúde

Castanheira de Pera já tem médico de família

26 fev 2016 00:00

População de Castanheira de Pera esteve sem médico de família cerca de oito meses

castanheira-de-pera-ja-tem-medico-de-familia-3197

A partir de segunda-feira a população de Castanheira de Pera já vai ter médico de família, depois de oito meses sem clínico. 

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, recebeu ao final do dia de hoje o médico no centro de saúde, onde irá começar a trabalhar na próxima segunda-feira.

A chegada do clínico foi antecipada “uma semana”, pois estava previsto que o clínico se apresentasse ao serviço no dia 4 de Março, para começar a trabalhar no dia 7.

Fernando Lopes explicou que o médico estará no centro de saúde de Castanheira de Pera todos os dias úteis, exceto terças-feiras à tarde e às quintas-feiras, "pois dará apoio a Pedrógão Grande".

Esta solução deixa Fernando Lopes “naturalmente satisfeito”.

“Vamos ver como é que as coisas correm. Vamos pugnar para que a situação estabilize”, frisou. 

"Independentemente de haver a contratação dos serviços do médico a uma empresa, a Administração Regional de Saúde do Centro vai manter o concurso aberto para a colocação de mais um clínico em Castanheira de Pera", informou ainda, salientando que os cerca de três mil utentes continuam a poder contar com o outro médico que cumpre apenas 20 horas semanais. 

Cerca de três mil pessoas estavam sem médico no centro de saúde desde junho de 2015. Houve um médico que entrou de baixa e outra médica pediu rescisão de contrato com o centro de saúde, deixando Castanheira de Pera sem auxílio na saúde.

Após diligências da autarquia foi colocado um clínico "20 horas por semana".

A população subscreveu um abaixo-assinado com 1.479 assinaturas, em janeiro.

No início deste mês, a população manifestou-se à porta do centro de saúde e o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou uma "calamidade" a falta de médicos em Castanheira de Pera. 

Também no início deste ano, a Câmara de Castanheira de Pera aprovou por unanimidade uma moção que exigia um médico permanente no centro de saúde do concelho, garantindo-se assim o acesso da população aos cuidados de saúde.