Saúde

Castanheira de Pera cria incentivos para fixar médicos no concelho

12 dez 2023 13:24

Apoio de 2.200 euros para alojamento ou 500 euros para deslocação são medidas previstas no novo regulamento

castanheira-de-pera-cria-incentivos-para-fixar-medicos-no-concelho
Foi hoje lançado um novo concurso para a contratação de médicos de família em todo o País
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Castanheira de Pera aprovou o Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos, que prevê um incentivo mensal de 2.200 euros para os profissionais que optarem por viver no concelho, ou a atribuição de 500 euros mensais para custear as deslocações dos médicos que fizeram contrato para dar consultas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

“Queremos criar uma diferenciação positiva, num território que tem uma população idosa a precisar de cuidados médicos diários, pelo que é necessário ter alguém que apoie as suas necessidades, tendo consciência que estamos fora e longe de uma área urbana, sem acesso aos serviços privados, que não existem no concelho”, adianta António Henriques.

O presidente da câmara acrescenta que i apoio à deslocação é extensível aos médicos que fizerem atendimento na UCSP em regime de prestação de serviços.

A unidade de saúde de Castanheira de Pera tem direito a dois médicos de família para dar resposta a 2.650 residentes, dados dos últimos Censos de 2021.

Sem a contratualização de novos médicos, a respostaaos utentes está a ser dada, desde Setembro, por um profissional de saúde em regime de prestação de serviço. Uma solução que António Henriques considera não ser a ideal, pois "subverte a função de um médico de família", que deve estar no centro de saúde a tempo inteiro para os utentes.

"Avançámos com este projecto para que os médicos olhem para o concurso que abriu agora como uma oportunidade”, justifica o autarca, ao salientar que a sua preocupação é garantir cuidados médicos para todos.

Apesar de ser o concelho mais envelhecido do distrito de Leiria, António Henriques revela que o número de residentes terá aumentado nos últimos anos, devido à imigração. Facto que é comprovado pelo aumento das inscrições das crianças nas escolas do concelho.

“Tivemos nove nascimentos, o que já não acontecia há algum tempo. Temos também de dar resposta médica às crianças e não podemos esquecer do turismo. Em três meses recebemos 90 mil pessoas, que precisam de sentir conforto médico no território”, afirma.

Depois de aprovado na última reunião de câmara, o documento vai estar sujeito a um período de discussão pública, para depois ser votado na Assembleia Municipal.

O presidente de Castanheira de Pera espera que as medidas de incentivo possam ser aplicadas no primeiro trimestre de 2024.