Viver

Casa Varela em Pombal abriu hoje ao público com exposição interactiva

8 abr 2021 17:33

Nuno Mika, natural do concelho de Pombal, apresenta duas instalações: Infinity Room e Sound Memory

casa-varela-em-pombal-abriu-hoje-ao-publico-com-exposicao-interactiva
Redacção/Agência Lusa

A Casa Varela - Centro de Experimentação Artística, em Pombal, abriu hoje ao público com a exposição imersiva e interactiva Interactivity, de Nuno Mika, anunciou o município.

Numa nota de imprensa, aquela autarquia do distrito de Leiria explica que, na mostra, Nuno Mika, natural do concelho de Pombal, apresenta duas instalações, Infinity Room, uma sala interativa onde a percepção espacial vai alterando consoante o movimento do espectador, e Sound Memory, que consiste na materialização de sons captados na cidade de Pombal, “sendo projectadas estas ondas sonoras numa sala com vapor de água e geradas diversas formas geométricas tridimensionais”.

Segunda a mesma nota, Nuno Mika, “focado no mundo digital”, é um artista e investigador que “desenvolve projectos multidisciplinares no âmbito dos New Media Art”.

“No início de 2014, depois de estudar Música, Eletromecânica e Arquitectura, começa a desenvolver instalações interactivas com combinações entre luz e som, criando ambientes imersivos e oníricos, destinados a envolver o espectador”, adianta a Câmara, explicando que os trabalhos de Nuno Mika "já foram apresentados em vários países, como Canadá, Rússia, Espanha, Holanda e Itália”.

A Casa Varela, apresentada à comunicação social em 24 de Agosto de 2020, surge como residência artística e como um espaço para acolher todas as criações artísticas, promovendo a diversidade e reforçando as redes de partilha com vista ao desenvolvimento do território.

“Não é um formato clássico. O espaço apresenta-se como multifunções culturais, onde se pretende explorar as potencialidades dos agentes e colectividades do concelho, não só do seu trabalho individual, como em conjunto”, disse na ocasião à agência Lusa o presidente do Município de Pombal, Diogo Mateus.

O espaço está em funcionamento desde Novembro de 2020, mas “a sua utilização encontrava-se limitada aos criadores em residência artística que, ao longo dos últimos meses, produziram diferentes conteúdos virtuais” que a Câmara disponibilizou nas redes sociais.

O município adiantou que, agora que a situação relacionada com a pandemia de Covid-19 permite, as portas da Casa Varela vão estar abertas de quarta a sexta-feira, das 16 às 21 horas, e aos fins de semana, entre as 10 e as 13 horas.