Sociedade

Casa-Museu Afonso Lopes Vieira reabre ao público

30 jun 2020 14:15

Visita inclui um circuito museológico de interpretação de bens culturais aplicados nos vários edifícios (azulejaria e cantaria), relacionando-os com a vida e obra do escritor

casa-museu-afonso-lopes-vieira-reabre-ao-publico
De terça a domingo (incluindo feriados), das 15 às 21 horas
CMMG

A moradia em São Pedro de Moel que pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946) e foi o seu lugar de criação favorito reabre esta quarta-feira, 1 de Julho.

De acordo com a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, vai receber público até 30 de Agosto, embora sujeita às restrições impostas pela Direcção-Geral de Saúde no contexto da Covid-19.

A chamada Casa-Nau é constituída por um edifício residencial principal junto ao mar, onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, e, no rés-do-chão, parte das instalações da Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira. Integra ainda a capela e o edifício anexo, situado a Norte, onde funcionam os dormitórios da Colónia Balnear.

A nota do Município da Marinha Grande lembra que Afonso Lopes Vieira é um dos primeiros representantes do Neogarretismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa. O seu nome está inscrito em obras de poesia, prosa, literatura infantil, ensaio, restituições e adaptações, tendo ainda realizado algumas incursões pelo cinema e fotografia.

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira inclui um circuito museológico de interpretação de bens culturais aplicados nos vários edifícios (azulejaria e cantaria), relacionando-os com a vida e obra do escritor.

Pode ser visitada de 1 de Julho a 30 de Agosto, de terça a domingo (incluindo feriados), das 15 às 21 horas.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.