Viver

Cartas para Leiria e para o Futuro, Thainá Braz: "O caminho para ti é próspero"

7 jul 2020 09:01

"Acrescentaste-me tanto Leiria, deste-me tanto que neste momento só consigo desejar-te coisas boas, um futuro bonito. Vejo o quanto melhoraste. Evoluíste, evoluímos. Não é?"

cartas-para-leiria-e-para-o-futuro-thaina-braz-o-caminho-para-ti-e-prospero
Thainá Braz
DR

Hoje, Thainá Braz escreve a Sara Marques da Cruz.

Este é um projecto de troca epistolar, organizado em corrente: 12 pessoas da cidade procedem ao envio de uma carta dirigida a uma outra pessoa que vive num bairro diferente, explorando a cidade como referência, tendo em conta expectativas de um amanhã. O que querem melhorar, o que acham importante conversar, o que é urgente repensar. Abrem uma conversa pública entre pessoas que se conhecem e não se conhecem, mas que partilham o espaço de uma cidade agora.

As Cartas Para Leiria e para o Futuro integram a programação de MAPAS, que decorre em Leiria de 1 a 12 de Julho de 2020, com o JORNAL DE LEIRIA como media partner.

Para acompanhar diariamente, online, no site do JORNAL DE LEIRIA e no site de MAPAS (https://www.m-a-p-a-s.com/).

"Leiria, 27 de junho de 2020

Cara Sara e cara Leiria,

Escrevo-te esta carta primeiro em papel, faz-me mais sentido e faz-me sentir mais proximidade. Proximidade que nós não temos, eu e tu, eu com Leiria. É tudo muito novo: escrevo-te mas não te conheço, moro cá mas só há três anos.

Acrescentaste-me tanto Leiria, deste-me tanto que neste momento só consigo desejar-te coisas boas, um futuro bonito. Ao olhar para trás, a História conta-me que depois de períodos difíceis, coisas boas sempre vêm. E ao olhar para três anos atrás, quando cá cheguei, vejo o quanto melhoraste. Evoluíste, evoluímos. Não é? O caminho para ti é próspero, eu ajudar-te-ei a chegar lá, com o que puder e o que tiver. O meu olhar otimista não é de hoje que o tenho. Nasceu comigo, cresceu dentro de mim juntamente com o crítico, e então, tornei-me ativista. Aqui, contigo e o teu olhar conservador, Leiria.

Sara, das tuas características, deixa-me curiosa o não gostares de prever o futuro e a tua tranquilidade perante as dúvidas que vão surgindo ao longo da nossa existência. Logo eu, curiosidade poderia ser o meu nome do meio. Quero respostas para tudo e o Google é o meu maior aliado nisso. A minha geração é cheia de respostas fáceis e dúvidas existencialistas. Tranquiliza-me quando leio-te como uma pessoa que não procura respostas para tudo e que gosta de caminhar por Leiria, sem rumo. Espero que Leiria possa trazer-te sempre bons lugares nas tuas caminhadas e surpresas interessantes. Como trouxe-me a surpresa de conhecer-te, através desta carta.

Creio que ser mãe seja uma parte muito importante da tua vida, já que citaste como uma característica (a primeira). Fica aqui a minha perspetiva como filha: não te cobres tanto e não precisas ter sempre certeza das coisas. Digo-te a ti sem saber se precisas “ouvir”, já eu preciso falar, muitas vezes. Acho fascinante uma mãe não ter fé e ser ela própria uma criadora de um ser que também é um universo. Exagerada?! A minha mãe diz-me o mesmo e eu adoro ser assim.

Xana, obrigada pelo carinho com as palavras, minha querida. Que vontade que fiquei de ir à tua livraria e comprar livros indicados por ti. Gosto muito de ler, mas sou daquelas pessoas aborrecidas que leem e-books e que ficam com a mão cansada quando pegam num livro a sério. Sinto-me livre sim, Xana. Sinto-me cada dia mais eu, principalmente quando não o posso ser em qualquer sítio ou em qualquer família. Relembro-me de quem sou e onde estou. Tu sentes-te livre?

Desejo-te toda a liberdade do mundo.

E a ti também, Leiria.

Thainá Braz"

Cartas anteriores:
1. Patrícia Martins
2. Jorge Vaz Dias
3. Hugo Ferreira
4. Maria Miguel Ferreira
5. Carlos Matos
6. Alexandra Vieira