Sociedade

Carina Mónico, uma especialista em microscopia em Oxford

23 jun 2018 00:00

Natural de Leiria, a cientista integra uma plataforma especializada na Universidade de Oxford, onde dá apoio a investigadores e aulas de microscopia.

carina-monico-uma-especialista-em-microscopia-em-oxford-8843
Maria Anabela Silva

Especialista em biologia celular e molecular, biofísica e microscopia de 'super' resolução, Carina Mónico, natural de Leiria, integra a Micron, uma plataforma especializada em microscopia e bioimagem da Universidade de Oxford (Inglaterra), que apoia “centenas” de estudantes e investigadores provenientes dos diferentes departamentos de biociências daquela instituição de ensino.

Carina Mónico estava a viver em Florença (Itália), onde fez o doutoramento no Laboratório Europeu de Espectroscopia Não-Linear (LENS), quando, há cinco anos, surgiu a oportunidade para se mudar para Oxford como investigadora de pós-doutoramento na área da Biofísica.

“Neste projecto desenvolvi novos métodos para estudar a interacção de toxinas bacterianas com o colesterol presente em membranas celulares de mamíferos. Estes processos moleculares estão envolvidos em várias patologias humanas, como pneumonia ou intoxicações alimentares”, conta a investigadora.

Acabaria depois por ser convidada para trabalhar na Micron, aproveitando os seus conhecimentos na área da microscopia. “Na Micron temos vários tipos de microscópios ópticos, ou seja, instrumentos que usam fontes de luz (por exemplo lasers) para observar processos biológicos numaescala 'micro' (1000 vezes inferior ao milímetro)”, explica a investigadora, que tem como missão dar “apoio técnico” na área da microscopia e b

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ