Sociedade

Cardeal D. Américo Aguiar preside à peregrinação de Outubro em Fátima

3 out 2023 10:30

Na última grande peregrinação do ano, o Santuário de Fátima espera “maioritariamente” grupos estrangeiros.

cardeal-d-americo-aguiar-preside-a-peregrinacao-de-outubro-em-fatima
D. Américo Aguiar foi, este sábado, investido como cardeal
Foto: Patriarcado de Lisboa

Investido este sábado como cardeal, D. Américo Aguiar irá presidir à peregrinação internacional de Outubro ao Santuário de Fátima, na qual estão já inscritos 87 grupos de 29 países.

Esta é a segunda vez que o ainda bispo auxiliar de Lisboa, que assumirá a diocese de Setúbal a 26 de Outubro, preside a uma grande peregrinação na Cova da Iria, a última de um ano marcado pela presença numerosa de jovens e pelo regresso do Papa Francisco a Fátima.

Em comunicado, o Santuário recorda as palavras de D. Américo Aguiar proferidas em Junho de 2020, quando presidiu à peregrinação desse mês em contexto de pandemia. Na ocasião, o agora cardeal disse que ninguém poderia ficar para trás, depois do “caos sanitário” provocado pela pandemia da COVID-19 que haveria de transformar para sempre as nossas vidas.

Com 49 anos, o recém-criado cardeal, que terá direito a voto no próximo conclave que elegerá o novo Papa, é natural da diocese do Porto onde estudou e incardinou, tendo desempenhado vários serviços, entre os quais o de vigário-geral do bispo do Porto e presidente da irmandade dos Clérigos, entre 2011 e 2020.

D. Américo Aguiar, que liderou a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, é presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.

O programa da peregrinação começa, com habitualmente, no dia 12, com o terço às 21:30 horas, seguindo-se a procissão das velas. No dia 13, as cerimónias têm início às 9 horas, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, após a qual a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima seguirá em procissão até ao altar do recinto de oração, onde D. Américo Aguiar presidirá à missa, celebração que inclui a bênção aos doentes e termina com a procissão do adeus.