Sociedade

Cantinas sociais no distrito servem mais de 187 mil refeições por ano

31 mar 2024 15:00

Instituto de Segurança Social assinou protocolos com seis instituições do concelho de Leiria referentes à actualização da comparticipação mensal desta resposta social

cantinas-sociais-no-distrito-servem-mais-de-187-mil-refeicoes-por-ano
No distrito existem 28 entidades com resposta de cantina social protocolada com a Segurança Social
DR

Nos últimos três anos, as 28 cantinas sociais do distrito serviram, em média, 187.225 refeições por ano. A informação foi avançada pelo Instituto de Segurança Social (ISS) à margem da assinatura de adendas aos contratos em vigor para esta resposta social, que contemplam a actualização da comparticipação mensal.

Os protocolos assinados envoleram seis instituições sociais do concelho de Leiria: Associação de Bem-Estar dos Paceiros, Associação dos Amigos da Mata dos Marrazes, Centro Paroquial do Souto do Carpalhoso, Liga Social e Cultural Campos do Lis, Pró-Real Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Monte Real e Santa Casa da Misericórida de Leiria. No total, os seis acordos abrangem 226 refeições por dia e um financiamento na ordem dos 309 mil euros por ano.

Na mesma sessão, o ISS firmou acordos com três instituições do concelho de Leiria - Amitei, Centro Paroquial Paulo VI e Centro Paroquial de Regueira de Pontes -, com vista à criação de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, que terão como missão promover a “reunificação e preservação familiar”.

As três organizações irão receber um financiamento anual de 500 mil euros e farão a cobertura do concelho, prestando ainda apoio em algumas zonas de Pombal, Batalha e Porto de Mós. No total, poderão ser abrangidas mais de 200 crianças, através de equipas multidisciplinares, que irão trabalhar com vários parceiros, no sentido de criar condições para que os menores possam permanecer no seu ambiente familiar.