Sociedade

Canil de Leiria vai acolher mais de 100 animais e custa um milhão de euros

16 mar 2021 18:51

O projecto contempla já uma futura ampliação.

canil-de-leiria-vai-acolher-mais-de-100-animais-e-custa-um-milhao-de-euros
O actual canil há muito que precisa de ser substituído para responder às necessidades dos animais
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria aprovou hoje, por unanimidade, o estudo prévio para a construção de um novo canil com capacidade para acolher mais de 100 animais, no valor estimado em um milhão de euros.

O estudo prévio do novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) apresentado hoje durante a reunião de executivo, será construído numa antiga suinicultura na Charneca da Boa Vista, numa área de 9.954 metros quadrados e terá capacidade para receber mais de 100 animais de diversas espécies.

“O estudo prévio, ainda sem os materiais definidos, aponta para uma estimativa que não deverá ultrapassar um milhão de euros”, adiantou a arquitecta responsável, Alda Negrito.

O projecto prevê a criação de 50 celas para cães e gatos, dois espaços para pombos e aves de capoeira, um estábulo para animais de grande porte e uma divisão para animais de pequeno porte.

Haverá ainda uma área exterior de recreio, uma zona para vacinação e higienização, assim como um espaço para os animais efectuarem quarentena, sempre que necessário.

O projecto contempla já uma futura ampliação.

A vereadora do PSD, Ana Silveira, considerou o CROA é “algo que é muito necessário para o concelho face à quantidade de animais errantes que existem no concelho e que é preciso dar-lhes algum conforto”.

No entanto, defendeu um espaço maior para recreios dos animais e a localização dos animais de grande porte num espaço virado para o exterior.

Ana Esperança, vereadora da Protecção e Saúde Animal, garantiu que os “animais vão ter muito espaço” e explicou que “a ampliação está prevista a ampliação”, mas o projecto será executado por fases.

“Não posso ter só o projecto de um CROA e não ajustar aos recursos humanos. Estamos num processo gradual. O projecto também foi apresentado à Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária, que referiu que está “bem pensado e bem delineado”.