Sociedade
Canil de Alcobaça diminui adopções de animais
Câmara informa que se encontra em fase de conclusão a obra de requalificação e ampliação do CROMA.
O Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Alcobaça (CROAMA) registou uma diminuição de adopções em 2024.
Segundo os dados divulgados pela autarquia, registaram-se 348 adopções menos 51 do que em 2023.
Realizaram-se ainda 235 recolhas de animais (menos 261), 961 vacinações (menos 481), 523 esterilizações (menos 1.083), 689 identificações electrónicas (menos 310) e 27 eutanásias (mais 9), nos termos legais vigentes.
Os dados reflectem a continuidade do esforço municipal no sentido de garantir uma resposta eficaz nas áreas da adopção, vacinação, esterilização e recolha de animais errantes.
Os dados, que constam do Relatório de Actividade do CROAMA relativo a 2024, evidenciam a “estabilização das colónias de animais e do impacto crescente das políticas de controlo populacional animal desenvolvidas pelo município, nomeadamente através do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), do Programa Adopção CROAMA e Programa Esterilização Animal Solidária”, explica a autarquia num comunicado da sua página.
A Câmara de Alcobaça informa ainda que se encontra em fase de conclusão a obra de requalificação e ampliação do CROMA.
“O Município de Alcobaça mantém assim o seu compromisso com uma política de bem-estar animal sustentável, baseada em princípios de responsabilidade, saúde pública e promoção da adopção”, sublinha.