Sociedade

Candidatos dos pequenos partidos obrigados a fazer mais com menos

25 ago 2017 00:00

PAN e PNR concorrem às autárquicas em Leiria e o MPT em Pombal.

candidatos-dos-pequenos-partidos-obrigados-a-fazer-mais-com-menos-7026

A cerca de um mês das eleições autárquicas são já conhecidos todos os candidatos. Muitos partidos, com maior reputação, candidatam-se desde que vivemos em democracia. Mas cada vez mais surgem candidaturas de partidos com novas ideologias, que pretendem fazer a diferença e ter uma voz activa na política. Mas os escassos recursos e o desconhecimento por parte dos cidadãos nem sempre facilitam este trabalho.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza concorre pela primeira vez à Câmara de Leiria, representado por Daniela Sousa. “A maior dificuldade é o facto de sermos todos voluntários”, frisa. O apoio financeiro vem do partido, num orçamento de 800 euros para compra de material e acções da campanha. Os recursos são escassos mas tornam o desafio mais interessante e possibilitam uma “campanha pautada pela honestidade, pela criatividade” e marcada pela “diferença”.

Também João Pais do Amaral se candidata à Câmara de Leiria, pelo PNR – Partido Nacional Renovador. O cabeça-de-lista faz uma analogia: “posso querer inserir no mercado um produto melhor do que a Coca-Cola. Mas, se não tiver meios, consigo bater essa marca?”.

A falta de recursos financeiros é o que mais entraves causa. “Quem não tem dinheiro não tem outdoors. E quem não tem outdoors não é conhecido.” Os recursos, adianta João Pais do Amaral, vêm, em parte, da boa vontade dos militantes. “Ninguém quer apoiar pequenos partidos, em termos de empresas ou particulares, porque não vão receber nada em troca. Principalmente partidos que estão agora a entrar na esfera política. Tudo é feito com a nossa boa vontade e carolice.”

O candidato realça ainda a importância que as redes sociais têm tido neste âmbito. Não só pela divulgação mas também pela liberdade de expressão, pois permitem “que as pessoas debitem tudo o que lhes apetece, seja certo ou errado”.

À Câmara de Pombal candidata-se Pascoal Duarte Oliveira, representante do MPT – Partido da Terra. Quando decidiu aceitar o desafio estava consciente das dificuldades. “Os recursos são os possíveis e tenho o apoio de um grupo dedicado de pessoas”, sublinha, acrescentando que todos estão motivados para conseguir atingir um bom resultado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO