Viver

Cancelada a 6.ª edição do Festival A Porta em Leiria

16 abr 2020 12:40

Organização do evento, que iria realiza-se de 14 a 21 de Junho, está a procurar “formas alternativas que garantam a acessibilidade à arte e cultura aos mais diversos públicos”.

cancelada-a-6a-edicao-do-festival-a-porta-em-leiria
Festival conta já com cinco edições, com um programa de actividades culturais diversificado
Ricardo Graça

Está fechada a porta para a edição deste ano do Festival A Porta. A organização do evento, que se iria realizar de 14 a 21 de Junho, em Leiria, acaba de anunciar o seu cancelamento.

A decisão é justificada com a situação de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde e vem no seguimento das medidas adoptadas pelo Governo e pela Câmara de Leiria, no sentido de combater os efeitos da Covid-19.

“Perante a situação de contingência em que vivemos e a incerteza da evolução da disseminação do coronavírus, entendemos que a segurança e saúde do público é a principal prioridade”, alega a organização em comunicado.

Naquela nota de imprensa é ainda sublinhado que as medidas de combate à Covid-19 levantam igualmente outros constrangimentos, como o encerramento de equipamentos e espaços de apresentação, “bem como a necessidade imperativa de distanciamento social, antagónicas ao processo colectivo de celebração e ajuntamento de pessoas que caracteriza o Festival A Porta”.

Já com cinco edições realizadas, este é um evento anual, realizado em Leiria, com música, artes visuais, residências artísticas, actividades infanto-juvenis, jantares temáticos e actividades comunitárias de âmbito sócio-cultural que têm ocupado jardins, parques, casas privadas, teatros e vários espaços da cidade de Leiria.

“Projecto de transformação, cruzamento de gerações, ocupação e injecção de vida e cultura no espaço urbano, catalisador de alegria e educação através das possibilidades da arte e da valorização das comunidades e narrativas locais, o Festival A Porta continuará a trabalhar para responder de forma propositiva à actual crise”, pode ler-se naquele comunicado.

A organização do festival garante, por isso, que a Porta “não se fecha totalmente em 2020”, assegurando que a equipa irá encontrar “formas alternativas que garantam a acessibilidade à arte e cultura aos mais diversos públicos”.