Desporto

Campeonato Mundial e Europeu de andebol em cadeira de rodas arranca hoje em Leiria

18 nov 2022 09:30

Selecção Nacional conta com seis atletas da região e admite querer entrar a vencer

campeonato-mundial-e-europeu-de-andebol-em-cadeira-de-rodas-arranca-hoje-em-leiria
Portugal quer repetir o 'sabor' da conquista alcançada em 2018, quando firmou o título de campeão europeu nos Pousos
FAP

“É sempre importante obter uma vitória no primeiro jogo neste tipo de competições, portanto, vamos fazer por isso e que Portugal entre a vencer”: com um histórico de conquistas, certo do trabalho desenvolvido e confiante na equipa, o seleccionar nacional está pronto para o Campeonato Mundial e Europeu de andebol em cadeira de rodas, que arranca hoje e se estende até domingo, no Pavilhão dos Pousos e no Pavilhão do Lis, no concelho de Leiria.

Reunido com a equipa portuguesa desde o início da semana, Danilo Ferreira faz um resumo da preparação dos últimos dias, citado pelo website da Federação de Andebol de Portugal: “Penso que conseguimos cumprir os objectivos que tínhamos delineado, que era consolidar e trabalhar os conceitos que, ao longo destes anos, temos vindo a aperfeiçoar para que possamos ser cada vez melhores.”

A equipa das quinas, que conta com seis jogadores da região e vai disputar a primeira fase no Pavilhão dos Pousos, estreia-se em campo esta quinta-feira, a partir das 10 horas, frente a Países Baixos.

Conhecedor da equipa adversária, o seleccionador nacional assume que espera enfrentar uma equipa com “atletas grandes, que defende um 6:0 muito fechado, que não gosta muito de recuperar [e], como são pesados, têm alguma dificuldade nas transições, sejam ofensivas, sejam defensivas”.

“Por isso, vamos ter de marcar um ritmo elevado de jogo e, se conseguirmos, podemos começar a resolver os nossos problemas”, sublinhou.

Quatro horas depois do arranque do primeiro desafio, às 14 horas, a selecção nacional regressa ao campo para enfrentar a Roménia.

No sábado, Portugal termina a ronda preliminar da fase de grupos contra a Índia, às 12 horas, no mesmo campo.

“Sobre a Roménia sabemos pouco, só tivemos possibilidade de observá-los em jogo no último torneio na Croácia e não sabemos como é que estão. Quanto à Índia, nunca vimos qualquer jogo, portanto, temos aqui um desafio que é tentar acompanhar o primeiro jogo deles nesta competição, para depois analisarmos ao detalhe o jogo, aquilo que são capazes de fazer em campo e as suas lacunas, para que fiquemos perto de terminar esta fase em pleno”, explica Danilo Ferreira.

No comunicado publicado no website da federação, a selecção não esconde que o objectivo é liderar a primeira fase no Grupo B para ter acesso directo às meias finais. Uma ambição que pode ser atalhada já hoje, no primeiro dia de competição, caso Portugal vença os dois jogos iniciais e a Índia perca um deles.

Esta é a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rondas, disputada na vertente 6x6 e com equipas mistas. 

A selecção nacional, orientada por Danilo Ferreira, esteve presente em todas as finais europeias da modalidade, conquistado uma medalha de ouro (2018, Pousos) e três de prata (2015, 2016, 2019).

“Apareçam e venham apoiar Portugal, para que assim, todos juntos, seja mais fácil e possível atingirmos o patamar que todos queremos que é sermos campeões”, desafia o seleccionador.

Os jogos têm entradas livres e serão transmitidos em direto na EHFtv e na andebol tv.

Leiria marca competição

Além de ser palco da competição, a cidade do Lis estará representada dentro de campo na luta pela vitória portuguesa.

O capitão da selecção nacional é João Jerónimo, leiriense e melhor marcador dos europeus da modalidade.

Na convocatória de 16 atletas, o seleccionador nacional conta com Marco Francisco, Iderlindo Gomes, Nuno Nogueira, João Pedro e Maria Albertina Relvas, todos jogadores da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria).

Danilo Ferreira chamou ainda Diana Machado, Pedro Marques, Etelvina Vieira, Ricardo Queirós, Rodrigo Vieira e Adriano Mendes, da APD do Porto, Filipe Cerqueira de CMRRC – Rovisco Pais, Euclides Soares do Clube Naval Setubalense e Tiago Cantigas e Rui Rodrigues de CPSB Messines/Algarve.

Entretanto, Etelvina Vieira e Marco Francisco foram forçados a abandonar o estágio devido a lesão.

A equipa técnica portuguesa integra o mecânico leiriense Manuel Sousa, a fisioterapeuta Daniela Faria e o secretário técnico Miguel Fonseca.

Calendário da ronda preliminar

Grupo B – Pavilhão dos Pousos

Dia 18, 10:00 Portugal – Países Baixos

Dia 18, 12:00 Índia – Roménia

Dia 18, 14:00 Roménia – Portugal

Dia 18, 16:00 Países Baixos – Índia

Dia 19, 10:00 Países Baixos – Roménia

Dia 19, 12:00 Portugal – Índia

Grupo A – Pavilhão do Lis, Cortes

Dia 18, 9:00 Croácia – Noruega

Dia 18, 11:00  Hungria – Espanha

Dia 18, 13:00  Noruega – Paquistão

Dia 18, 15:00 Espanha – Croácia

Dia 18, 17:00 Paquistão – Hungria

Dia 19, 9:00 Noruega – Espanha

Dia 19, 11:00 Hungria – Croácia

Dia 19, 13:00 Paquistão – Espanha

Dia 19, 14:15 Hungria – Noruega

Dia 19, 16:00 Croácia – Paquistão

Final: dia 20 às 18 horas no Pavilhão dos Pousos